metropoles.com

Haddad cria canal “Zap do Lula” para receber denúncias de fake news

De acordo com a campanha, em 12 horas de funcionamento, o canal recebeu mais de 5 mil mensagens de informação falsa, calúnias e boatos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tiago Queiroz/Estadão
haddad
1 de 1 haddad - Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Na reta final da campanha, a disseminação de notícias falsas via aplicativos de mensagens virou uma importante preocupação do PT, que defende a candidatura de Fernando Haddad à Presidência da República. Os petistas sabem do poder de divulgação da rede de apoiadores do líder nas pesquisas, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro e montou uma ofensiva para conseguir identificar e responder sobre os conteúdos divulgados.

Reprodução

Faz parte da estratégia do partido o “Zap do Lula”, um canal no qual a campanha, por meio de suas redes, pede para que militantes e simpatizantes do partido enviem conteúdos suspeitos recebidos para o telefone: (11) 993223275. De acordo com a campanha, em 12 horas de funcionamento, o canal recebeu mais de 5 mil mensagens com denúncias de fake news, boatos e calúnias.

Vídeo
“Um exemplo é vídeo que circulou nesta terça-feira (3/10) no qual o candidato petista diz que “a eleição acabou, mas a campanha não” e pede doações para o pagamento das pessoas que trabalharam. De acordo com o PT, o vídeo foi gravado ao final da campanha de 2016, quando Haddad saiu derrotado da disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Pelo aplicativo, o vídeo foi divulgado acompanhado de uma mensagem que insinua que o candidato desistiu da disputa e admitiu a derrota em 1º turno. “Jogou a toalha. Vazou um vídeo que possivelmente seria para dia 8 de Outubro. PTRALHAS já admitem que não terá segundo turno. Só conta para pagar”, diz a mensagem.

 

Militância
A ofensiva do PT também inclui orientação para que todos os candidatos do partido nos estados dediquem ao esclarecimento dos boatos e que intensifiquem a campanha nas ruas. Em comunicado emitido pelo coordenador-geral da campanha, José Sérgio Gabrielli, nesta quarta-feira (3/9) ele faz um alerta e pede ajuda à militância.

“Estamos na reta final da campanha. É hora de intensificar as atividades de rua, disputar voto o voto e irmos para o segundo turno. As mentiras, calunias, distorções e atos para provocar escândalos deverão aumentar porque nossos adversários não têm o que propor para solucionar os problemas do nosso povo”, diz o coordenador.

“Eles vão querer nos paralisar com noticias negativas e pesquisas manipuladas. Nossa grande força é ir para as ruas. Vamos lá. Grandes atos em todos os estados, militância para cima, alegria, esperança e disposição para a disputa”, diz o comunicado.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?