metropoles.com

Hackers: “Retaliação do governo”, diz Glenn sobre denúncia do MPF

No Twitter, o jornalista norte-americano disse que sempre apoiará a imprensa livre e que não será intimidado por integrantes do Executivo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Glenn Greenwald
1 de 1 Glenn Greenwald - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O jornalista Glenn Greenwald afirmou, nesta terça-feira (21/01/2020), que a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra ele e mais seis pessoas por invasão de celulares é uma “retaliação” do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Isso porque Greenwald é cofundador e colunista do site The Intercept Brasil, que usou as mensagens obtidas por hackers para publicar uma série de reportagens no portal sobre as relações de procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba com autoridades como o ex-juiz federal Sergio Moro, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública.

“Obviamente é uma retaliação feita pelo governo Bolsonaro. Nunca vamos ser intimidados por ninguém e vamos continuar a fazer nosso jornalismo. Estamos fazendo nosso trabalho para a próxima reportagem e sempre vamos defender uma imprensa livre”, publicou o repórter norte-americano no Twitter.

Segundo Greenwald, a decisão do MPF é ainda um “ataque à liberdade de imprensa”, porque viola uma cláusula constitucional. “Não seremos intimidados pelo abuso do aparato do Estado nem pelo governo Bolsonaro”.

O jornalista também afirmou que não foi investigado pela Polícia Federal. “A própria polícia fez uma investigação completa e concluiu com clareza que eu não cometi nenhum crime, disse que sempre fiz meu trabalho como jornalista com muita cautela, responsabilidade e profissionalismo.”

A decisão do MPF de incluir Greenwald foi adotada alegadamente em respeito à medida cautelar proferida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu apurações sobre a atuação do denunciado. Durante a análise de um computador MacBook apreendido – com autorização da Justiça – na casa de Walter Delgatti, foi encontrado áudio de um diálogo entre Luiz Molição e Greenwald.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?