metropoles.com

Gustavo Montezano assume a presidência do BNDES

Cerimônia de posse aconteceu no Palácio do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Gustavo Montezano
1 de 1 Gustavo Montezano - Foto: Divulgação

Quase um mês depois de ter o nome divulgado pelo Palácio do Planalto, Gustavo Montezano assumiu a presidência do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A cerimônia de posse aconteceu nesta terça-feira (16/07/2019), com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e do ministro da Economia, Paulo Guedes. “O BNDES será menos banco e mais desenvolvimento”, declarou mais de uma vez o novo chefe, que prometeu alinhamento total com o governo federal.

Na ocasião da indicação de Montezano, no dia 17 de junho, Bolsonaro voltou a dizer, por meio do porta-voz da Presidência, que quer abrir a “caixa-preta” do banco, referindo-se a empréstimos realizados nas gestões anteriores. Entre cinco metas para este ano, essa foi a primeira elencada pelo novo titular da instituição financeira, durante a posse.

“É um momento extremamente importante para o nosso país. Sinto, com muita confiança, e olhando para os senhores e para as senhoras, é que o Brasil alcançará o local de destaque no cenário mundial ainda em nosso governo”, declarou Bolsonaro.

O ex-presidente do BNDES Joaquim Levy, que integrou o governo Dilma (PT) como ministro, pediu demissão no dia 16 de junho após críticas do mandatário do país.

O racha entre Levy e Bolsonaro começou quando o chefe do Palácio do Planalto ordenou a demissão do diretor de Mercado de Capitais do banco, Marcos Pinto, que havia sido assessor do BNDES na gestão petista. Levy se antecipou e deixou o posto.

Perfil do novo presidente
Indicado por Paulo Guedes, Montezano estava no exterior e voltou ao Brasil para assumir o cargo de secretário especial adjunto de Desestatização do Ministério da Economia.

Engenheiro mecânico pelo Instituto Militar de Engenharia e mestre em economia pela Ibmec, ele trabalhava diretamente com Salim Mattar. Aos 38 anos, foi sócio do BTG Pactual e atuava em Londres na ECTP (Ex- BTG Pactual Commodities).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?