Guilherme Afif deve ser assessor especial de Paulo Guedes
Presidente do Sebrae Nacional deverá ser o responsável pela área de desburocratização
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, deve ser assessor especial do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. De acordo com uma fonte, Afif será responsável pela área de desburocratização, simplificação e facilitação de processos para empresas e pessoas. O cargo será diretamente ligado ao novo ministério. São informações do jornal O Globo.
Afif esteve nesta quinta-feira no gabinete de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, onde se reuniu com Paulo Guedes. A informação não foi oficializada pela equipe econômica. Na saída do encontro, Afif comentou sobre a necessidade de simplificar tributos, quando questionado sobre o Simples Nacional.
“Não precisa do Simples se não fosse tão complicado. O que precisa é descomplicar o manicômio tributário. O Simples é uma decorrência dele. É um tratamento diferenciado, mas ele precisa ser muito diferenciado, senão a empresa não sobrevive”, afirmou na saída do encontro.
Parceria antiga
A parceria entre Guedes e Afif é de longa data. Em 1989, o economista ajudou a montar o plano de governo de Afif, quando ele foi candidato à Presidência da República
Afif fica na presidência do Sebrae até o fim de dezembro, quando será substituído por João Henrique de Almeida Sousa, eleito nesta quinta-feira para presidir a instituição de 2019 a 2022.
Procurado, Afif disse que fez uma apresentação para a equipe de Paulo Guedes sobre a importância de desburocratizar processos, mas negou que tenha sido indicado para assumir o posto de assessor especial.