metropoles.com

Guedes sugere que Congresso retome o “protagonismo político”. Veja

O ministro participa de audiência na Câmara, nesta terça-feira (04/06/2019), e disse que reforma tributária e pacto federativo são a segunda etapa da agenda econômica do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Guedes
1 de 1 Paulo Guedes - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (04/06/2019) que a reforma tributária e o pacto federativo fazem parte da segunda etapa da agenda econômica para retirar o país da recessão e fazer com que o Congresso “retome o protagonismo” da classe política. A prioridade do governo, por sua vez, é a reforma da Previdência, que tramita na Casa desde fevereiro deste ano. “A Previdência é apenas o início. Assim que aprovada, no dia seguinte, tem que entrar a tributária na Câmara e o pacto federativo no Senado”, ressaltou.

Segundo Guedes, o país viveu um regime politicamente fechado durante a ditadura militar e, por isso, os recursos ficaram concentrados na União e, com isso, os estados e municípios ficaram sem poder. “É evidente que esse redesenho é a coisa mais importante que pode existir no Congresso. É retomar o protagonismo da classe política”, acrescentou.

Veja:

Nesta terça (04/06/2019), Guedes tem outra reunião com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), às 19h. Por isso, pediu que toda a discussão ocorresse até as 18h30. O fato de ter um horário para ir embora da audiência pública, que geralmente vai até o fim da noite, foi criticado por alguns integrantes da comissão, sobretudo da oposição.

“Tem sido uma estratégia e vai prejudicando nosso trabalho. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, também tinha um compromisso e saiu mais cedo”, pontuou o deputado Zeca Dirceu (PT-PR).

Após ter sido convocado pelo colegiado, Guedes participa de audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados para explicar os custos da reforma da Previdência. O ministro já havia sido convidado para comparecer a uma audiência semelhante no último 14 de maio, mas não foi e justificou que já estaria em reunião da Comissão Mista do Orçamento (CMO). Com isso, os integrantes da CFT aprovaram um requerimento para a convocação de Guedes.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019, que trata das regras da aposentadoria, tramita na Casa desde fevereiro deste ano. Atualmente, espera a divulgação do parecer, que será elaborado pelo relator Samuel Moreira (PSDB-SP), para ser votado na Comissão Especial. Se for aprovado pela maioria dos 49 parlamentares, seguirá para análise do plenário. A expectativa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do governo de Jair Bolsonaro (PSL) é que a votação do projeto ocorra até a primeira quinzena de julho.

“Já era esperado”
Sobre a estagnação da economia, Paulo Guedes, afirmou não estar surpreso com a estagnação. “Quando me perguntam se fico surpreso com a estagnação da economia eu digo: ‘De forma alguma. Esse é o esperado’. Se nós fizermos alguma coisa, talvez cresça”, disse aos deputados. Ele condicionou o crescimento do país à aprovação das reformas da Previdência e a tributária.

“Vamos tirar desta estagnação com a aprovação das reformas. Mas quem decide são os políticos”, complementou. Isso porque, para o chefe da equipe econômica, assim que a Previdência for aprovada, tem de haver uma mobilização em prol da reforma que altera o sistema de tributação brasileiros na Câmara, enquanto, no Senado, dar celeridade à tramitação do pacto federativo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?