metropoles.com

Guedes sobre PIB a 1,1%: “Era exatamente o que a gente esperava”

Ministro da Economia previu que o país poderá crescer 2% este ano se aprovar reformas administrativa e tributária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comentou na tarde desta quarta-feira (04/03) o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que cresceu 1,1% em 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este é o menor crescimento em três anos. A economia brasileira cresceu 1,3% em 2017 e 2018. Em valores correntes, no acumulado do ano, a economia brasileira totalizou R$ 7,3 trilhões.

“A nossa previsão era a seguinte: se nós realizarmos a reforma da Previdência, nós saímos da beirada do abismo e vamos começar a crescer em torno de 1%. Ora, o PIB deu 1,1%. Era exatamente o que a gente esperava”, disse o ministro no Palácio do Planalto.

Guedes disse ainda que se o governo conseguir aprovar reformar consideradas prioritárias, como a administrativa e a tributária, a economia brasileira vai crescer 2%. “Se nós mantivermos as reformas, ela [a economia] vai crescer os 2%, um pouco até acima do que a gente tá esperando”, declarou.

O titular da Economia também comentou que ficou “surpreso com a surpresa” da mídia ao noticiar o resultado do PIB de 2019. “Eu não diria que houve surpresa nenhuma. Eu até to surpreso com a surpresa de vocês. Nós começamos a fazer as reformas, a economia começou a reacelerar, ela cresceu no segundo semestre de 2019 ao maior ritmo desde 2013. Desde 2013 ela não crescia tanto na segunda metade do ano e ela mostrou uma aceleração ao longo do ano”, finalizou.

Coronavírus
Paulo Guedes ainda foi questionado sobre o impacto do surto de coronavírus na China, principal parceiro comercial do Brasil, o ministro admitiu que podem haver eventuais prejuízos, mas ressaltou que o Brasil tem “dinâmica própria de crescimento”.

“O Brasil tem sua própria dinâmica de crescimento. Se nós fizermos as nossas reformas, nós vamos reacelerar o nosso crescimento econômico independentemente do coronavírus. Vai atrapalhar um pouco, mas nós temos potência suficiente para superar esse efeito”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?