metropoles.com

Guedes sobre novo imposto: “Sou homem que desiste fácil? De jeito nenhum”

O ministro afirmou anteriormente que poderia desistir da criação. Contudo, nesta sexta, ele afirmou que se confundiu ao responder a questão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
paulo guedes
1 de 1 paulo guedes - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira (16/10) que não desistiu de criar um imposto sobre transações digitais, no formato da antiga CPMF, para desonerar a folha de pagamentos. “Eu sou homem de desistir fácil das coisas? De jeito nenhum”, declarou.

Em live realizada pela XP Investimentos, Guedes afirmou não se importar se “o imposto é feio, desde que ele funcione em criar novos empregos“.

Na última quinta-feira (15/10), Guedes disse à CNN que poderia desistir da criação do novo imposto. “Não tem aumento de imposto, não existe aumento de imposto”, afirmou. Contudo, na live de hoje, o ministro afirmou que se confundiu ao responder a repórter.

Guedes disse que negou o fato de que o tributo seja uma reedição da CPMF, mas não quis dizer que desistiu da criação do imposto sobre transações financeiras. “Não é CPMF de jeito nenhum. É digital”, esclareceu.

A CPMF foi um imposto que existiu até 2007 para cobrir gastos do governo federal com projetos de saúde – a alíquota máxima foi de 0,38% sobre cada operação. Em 2015, o governo, então sob comando da presidente Dilma Rousseff, chegou a propor a volta do tributo, mas isso acabou não acontecendo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?