metropoles.com

“Guedes resolveu acreditar num matuto como eu”, diz Bolsonaro

Presidente elogiou ministro pela condução da economia durante a pandemia e disse que ele impediu situação pior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/ Metrópoles
Paulo Guedes, ministro da econômia e o presidente jair bolsonaro durante lançamento do Programa Gigantes do Asfalto no palácio do Planalto
1 de 1 Paulo Guedes, ministro da econômia e o presidente jair bolsonaro durante lançamento do Programa Gigantes do Asfalto no palácio do Planalto - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

Em cerimônia alusiva aos mil dias de governo, nesta segunda-feira (27/9), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez uma série de elogios ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pela “garra” durante o enfrentamento da pandemia. O mandatário disse ainda que Guedes “resolveu acreditar num matuto” como ele.

“A revista Veja perguntou para mim se eu trocaria o Paulo Guedes. Ah, trocar o Paulo Guedes… Se for para trocar, tem que trocar por alguém com a política diferente da dele. Se não, é trocar seis por meia dúzia”, iniciou Bolsonaro.

“Se não tivesse alguém da garra dele, será que teríamos caído apenas, que é bastante, 4%, enquanto outros países caíram em média 9%? Como seria a recuperação do Brasil? Quando se fala do coração do Pedro [Guimarães], da Caixa, em grande parte o auxílio emergencial passou pelo coração do Paulo Guedes. Qual economista queria estar no lugar dele, com aquela pandemia, tendo que fazer coisas completamente diferentes daquilo que ele se preparou a vida toda? Ele nunca esteve na política e resolveu acreditar num matuto como eu”, continuou.

Em seguida, o chefe do Executivo federal relatou que, desde o primeiro encontro com Guedes, teve um “bom entendimento à primeira vista” e defendeu que o relacionamento com ele e com os demais ministros é calcado na confiança e na lealdade de mão dupla.

4 imagens
Jair Bolsonaro com Paulo Guedes, em cerimônia no Planalto
Ministro da Economia, Paulo Guedes
1 de 4

Jair Bolsonaro com Paulo Guedes, em cerimônia no Planalto

Igo Estrela/ Metrópoles
2 de 4

Jair Bolsonaro com Paulo Guedes, em cerimônia no Planalto

Igo Estrela/ Metrópoles
3 de 4

Igo Estrela/ Metrópoles
4 de 4

Ministro da Economia, Paulo Guedes

Igo Estrela/Metrópoles

Bolsonaro participou da cerimônia de lançamento do Crédito Caixa Tem, no Palácio do Planalto, ocasião em que o banco público lançou nova modalidade de empréstimo digital, de até R$ 1 mil, por meio de aplicativo. O evento é um dos que marca os mil dias da atual gestão, completados no domingo (26/9).

Diagnosticado com Covid-19, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, participou do evento por meio de videoconferência. Guimarães integrou a comitiva presidencial que foi à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA). Ele foi o quarto integrante da comitiva a testar positivo. O resultado do exame do presidente Bolsonaro foi negativo.

No evento, o mandatário da República assinou ainda o decreto que revoga mais de 892 atos normativos, completando, com isso, a revogação de 5 mil decretos desde 2019.

Foi assinado também um decreto para alterar a norma que dispõe sobre a participação dos clubes de futebol na Timemania, um dos jogos da Caixa Loterias. O texto prevê que os clubes integrantes da série A e B do Campeonato Brasileiro, no último biênio, estarão aptos a participar da referida loteria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?