metropoles.com

Guedes cancela ida à Câmara dos Deputados para explicar offshore

Ministro da Economia alegou “motivos de força maior”. Nova data ainda não foi marcada pelas comissões nem pelo plenário da Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
presidente jair bolsonaro e Paulo Guedes, ministro da econômia durante lançamento do Programa Gigantes do Asfalto no palácio do Planalto
1 de 1 presidente jair bolsonaro e Paulo Guedes, ministro da econômia durante lançamento do Programa Gigantes do Asfalto no palácio do Planalto - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A audiência conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e de Trabalho da Câmara dos Deputados, marcada para esta quarta-feira (10/11), com o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi cancelada, sob alegação de “motivo de força maior”. A convocação, diferentemente do convite, torna a ida do ministro à audiência obrigatória.

O presidente da Comissão de Trabalho, deputado Afonso Motta (PDT-RS), disse que Guedes alegou motivos de força maior e não deu mais detalhes. O parlamentar, todavia, sugeriu que a reunião ocorra na próxima quarta-feira (17/11), mas ainda não obteve resposta.

“Recebi da assessoria do ministro, via e-mail da Comissão, uma documentação de cunho sigiloso que submeterei aos membros da Comissão”, disse o presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), acrescentando que o ministro irá em nova data.

O ministro havia sido convocado pelas comissões para prestar esclarecimentos sobre empresa em paraíso fiscal e, posteriormente, ele foi convocado para se explicar no plenário da Casa.

A existência da offshore foi revelada em outubro pelo Pandora Papers, uma colaboração jornalística organizada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês), do qual o Metrópoles faz parte. As investigações mostraram que Guedes pode ter lucrado R$ 14 milhões com a valorização do dólar apenas durante o seu período à frente da pasta.

4 imagens
Ministro da Economia, Paulo Guedes
Ministro da Economia, Paulo Guedes
Ministro da Economia, Paulo Guedes
1 de 4

Ministro da Economia, Paulo Guedes

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Ministro da Economia, Paulo Guedes

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
3 de 4

Ministro da Economia, Paulo Guedes

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
4 de 4

Ministro da Economia, Paulo Guedes

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Na noite de terça-feira (9/11), durante a votação da PEC dos Precatórios, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que Guedes viria nesta quarta-feira à Casa prestar os esclarecimentos.

Procurada, a assessoria da Câmara disse as comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Trabalho, Administração e Serviço Público cancelaram a audiência pública prevista para esta quarta após serem comunicadas da impossibilidade de participação do ministro devido a conflito de agenda e uma nova data será remarcada.

Na agenda desta quarta-feira do ministro não constava qualquer compromisso até a publicação desta reportagem. O Metrópoles contatou a assessoria do Ministério da Economia, mas não obteve resposta até a publicação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?