metropoles.com

Guedes atuou nas decisões que atrasaram compra de vacinas da Covid

Um dispositivo que facilitava a compra do imunizante da Janssen e da Pfizer teria sido excluído da MP, segundo a CPI da Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Thiago S. Araújo/Especial para o Metrópoles
Fotografia colorida do Ministério da Economia
1 de 1 Fotografia colorida do Ministério da Economia - Foto: Thiago S. Araújo/Especial para o Metrópoles

Documentos entregues à CPI da Covid expõem decisões do Ministério da Economia que atrasaram a compra de doses de vacinas contra a Covid-19. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a análise da comissão, um dispositivo que facilitava a compra da vacina da Janssen e da Pfizer foi excluído da medida provisória que facilitava a compra de vacinas sem licitação e antes de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Respondendo ao questionamento da CPI sobre os custos e riscos da aquisição das doses, a pasta afirmou que não participava das negociações e que só foi provocada sobre o assunto em meados de março. O documento aponta, contudo, a participação de Guedes na interlocução desde dezembro.

Segundo a análise, houve um alinhamento entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, para se municiar de argumentos contra as exigências feitas pelas farmacêuticas. Eles temiam, como dito várias vezes pelo próprio presidente, os efeitos adversos à vacina e eventuais judicializações.

“A manifestação do Ministério da Economia relativa à referida medida provisória restringiu-se à fase de sanção do Projeto de Lei de Conversão nº 1, de 2021, no sentido de não haver na matéria tratada competência afeta”, argumentou à CPI o secretário-executivo adjunto da pasta comandada por Guedes, Miguel Ragone de Mattos.

À reportagem da Folha, Guedes também declarou que não foi convocado para emitir um parecer, mas que participou da elaboração da MP.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?