Guedes altera critérios para a autorização de novos concursos públicos
Agora, os órgãos terão que apresentar estudo do impacto das despesas de pessoal a longo prazo para que as seleções sejam liberadas
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro Paulo Guedes, da Economia, decidiu nesta quarta-feira (24/06) mudar os critérios para que a pasta autorize a realização de concursos públicos. A medida foi publicada por meio de portaria, no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com a nova regra, para que os órgãos tenham suas solicitações de novos concursos autorizadas deverão apresentar um estudo do impacto a longo prazo das despesas de pessoal.
Segundo a publicação, a iniciativa foi tomada “de modo a fortalecer a capacidade institucional e preservar o equilíbrio fiscal no estado”.
Atualmente, o ministério só pede as informações relativas aos três anos seguintes ao concurso.
A medida valerá para todos os órgãos públicos civis do Poder Executivo. O objetivo é avaliar se aquele concurso é mesmo necessário ou se o governo pode contratar servidores temporários, por exemplo.
A estratégia do Ministério da Economia é fazer concursos para carreiras que exigem maior qualificação e são típicas da administração pública.