Guajajara: prioridade é retirar garimpos ilegais de terras indígenas
Ministra dos Povos Indígenas tomou posse nesta terça-feira, ao lado de Anielle Franco, que assumiu a pasta da Igualdade Racial
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma das primeiras promessas à frente do Ministério dos Povos Indígenas, a ministra Sônia Guajajara afirmou que já mantém um diálogo interministerial para retirar garimpos ilegais dos territórios indígenas, em especial o Yanomami, no estado de Roraima.
A ministra tomou posse nesta terça-feira (11/1), ao lado da ministra Anielle Franco, que assumiu o Ministério da Igualdade Racial. A posse das duas foi o primeiro grande evento no Palácio do Planalto após os atos de terrorismo de domingo (8/1).
“Nós estamos já conversando com o Ministério da Justiça, com o Ministério do Meio Ambiente e também o Ministério da Saúde para que a gente possa organizar uma ação articulada para retirar todos os garimpeiros ilegais, a começar pelo território do povo Yanomami no estado de Roraima”, disse.
Outra proposta que a ministra destacou em sua conversa com a imprensa após a solenidade de posse foi a recriação do Conselho Nacional de Política Indigenista. Segundo ela, já há pelo menos 13 terras indígenas esperando para serem demarcadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Nós teremos a participação de representações indígenas de todo o país no espaço paritário com o órgão do executivo e assim a gente definiu conjuntamente as nossas prioridades. Sabemos que nós temos já um mapeamento de trezes terras indígenas prontas para serem assinadas a homologação pelo presidente Lula”.
A recém-empossada ministra também citou os atos de vandalismo cometidos por bolsonaristas nos Três Poderes no último domingo. “Destruir essas estruturas do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF não vai destruir a nossa democracia”, disse. “Nunca mais vamos permitir golpe no nosso país. Sem anistia”.
Segundo a ministra, comporão a pasta:
- Eloy Terena, Secretário Executivo
- Jozi Kaigang, chefe de gabinete
- Eunice Kerexu, secretária de Direitos Ambientais e Territoriais
- Ceiça Pitaguary, secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena
- Juma Xipaia, secretária de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas
- Marcos Xucuru, assessor especial do Ministério dos Povos Indígenas.