OAB protocola novo pedido de impeachment e causa tumulto na Câmara
Grupos contra e a favor do governo trocam gritos de “golpistas” e “Fora, PT”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, chegou, na tarde desta segunda-feira (28/3), à Câmara para entregar um novo pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Lamachia foi recebido com vaias e aplausos, por grupos contra e a favor do impeachment.
De frente um para o outro, os grupos trocam gritos de “golpistas” e “Fora, PT”. A primeira manifestação do dia ocorreu no acesso entre o Anexo 2 da Casa e o principal prédio do Congresso. Na ocasião, deputados e senadores revezavam-se em discursos contrários ao impedimento de Dilma.Parlamentares de oposição se reuniram no Salão Verde para rebater a manifestação dos militantes de esquerda. O grupo contra o impeachment grita: “A verdade é dura, a OAB apoiou a ditadura”. Os manifestantes favoráveis ao impeachment bradam: “Lula é ladrão”.
O aluno da Universidade de Brasília (UnB) Rodrigo Almeida, 22 anos, estava com o grupo de representantes da União Nacional dos Estudantes (UnB) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) durante a manifestação no Congresso e conta que foi agredido por pessoas favoráveis ao pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff .
Ele relata que um dos advogados teria o empurrado pelas costas: “Olhei para ele e decidi ir para cima. Me agrediram pelas costas. Mas aí chegaram umas 15 pessoas e fui jogado no chão. Levei chutes e socos”.
Segundo Almeida, a confusão ocorreu do lado de fora do prédio. Militantes pró-governo que decidiram permanecer na Praça dos Três Poderes foram hostilizados por pessoas favoráveis ao impeachment que estavam acampadas na Esplanda. O clima ficou acirrado e os manifestantes que estavam vestidos com a cor vermelha decidiram finalizar o ato. Enquanto eles entravam nos carros para deixar o local, foram empurrados, xingados e tiveram bandeiras e faixas arrancadas dos veículos. Com informações da Agência Estado.
“Golpistas golpistas não passarão” gritam de um lado. pic.twitter.com/RR5TBRK3UR
— Andréia Sadi (@AndreiaSadi) 28 de março de 2016
… Do outro “fora pt” e criticam Lula. pic.twitter.com/N0s1x067fM
— Andréia Sadi (@AndreiaSadi) 28 de março de 2016
Advogados contra o golpe e contra a OAB golpista“A verdade é dura! A OAB é comandada pelo Cunha!”, cantam agora advogad@s contra o golpe na Câmara #OABrepete64
Publicado por O Cafezinho em Segunda, 28 de março de 2016