Grupo de Eurípedes Jr. retoma sede de fundação do Pros
Ala do presidente do partido também já havia conseguido liminar para que dissidentes devolvessem sede da legenda
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de retomar a sede nacional do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), o grupo do presidente do partido, Eurípedes Júnior, retomou nesta quarta-feira (05/02/2020) também a sede da Fundação da Ordem Social (FOS). Elas funcionam em terrenos vizinhos, no Lago Sul, em Brasília (DF), são pessoas jurídicas diferentes e, por isso, foram tratadas em duas ações distintas.
A decisão liminar também é assinada pelo juiz Hilmar Cartelo Branco, responsável pela reintegração de posse da sede partidária. Ele determinou que a desocupação seja feita de forma voluntária em até 24 horas e, em caso de descumprimento, fica autorizado o uso de força policial e ordem de arrombamento em um mandado de reintegração de posse.
Ambos os prédios foram ocupados no último dia 11 de janeiro, pela ala dissidente do Pros, que havia feito uma reunião e anunciado a destituição dos dirigentes, em um movimento que tem sido derrotado em sucessivas decisões judiciais. Na decisão, o juiz voltou a questionar os documentos apresentados pelo grupo para comprovar a destituição da direção do Pros.
De acordo com integrantes da executiva nacional, a sede foi invadida à força, por pessoas armadas que renderam o porteiro. Além da reintegração das sedes físicas, o Pros também procurou a Justiça para retomar o Instagram do partido.
Júnior, que é fundador do Pros, é acusado pelos adversários internos de desviar recursos da legenda – um inquérito da Polícia Civil goiana com as denúncias foi enviado para a Justiça Federal. Ele também é investigado em um caso de agressão, cuja vítima seria sua própria filha.