metropoles.com

“Governos passam, governantes passam e instituições ficam”, diz Moro

Em cerimônia de Policiais Federais em formação, ministro da Justiça disse que o governo quer fortalecer a PF por ser “estratégica ao país”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CASSIANO ROSÁRIO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
SÉRGIO MORO/COLETIVA DE IMPRENSA NA SEDE DA JUSTIÇA FEDERAL
1 de 1 SÉRGIO MORO/COLETIVA DE IMPRENSA NA SEDE DA JUSTIÇA FEDERAL - Foto: CASSIANO ROSÁRIO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

“Os governos passam e as instituições ficam”, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a policiais federais em formação, nesta segunda-feira (01/07/2019) em Brasília.

A Aula Inaugural dos cursos de formação de Delegados de Polícia Federal, Peritos Criminais Federais, Agentes de Polícia Federal, Escrivães de Polícia Federal e Papiloscopistas Policiais Federais aconteceu no teatro de arena da mítica Academia Nacional de Polícia.

Veja:

Coube ao Ministro da Justiça e da Segurança Pública – fortalecido pelas manifestações de rua neste domingo (30/06/2019) que defendem sua atuação e seu projeto contra a violência, a corrupção e o crime organizado – proferir a primeira aula aos alunos, na presença do diretor-geral da PF, delegado Maurício Valeixo, e outros dirigentes da corporação e presidentes de entidades de classe.

Moro ressaltou que o governo quer “fortalecer a PF”, por ser “estratégica para o país”. Ele sinalizou posicionamento sobre uma pauta encampada há anos pelos sindicatos e entidades de classe ligados à carreira: a autonomia administrativa.

A Polícia Federal está sob o guarda-chuva do Ministério da Justiça. Os delegados fazem campanha e buscam no Congresso apoio a uma Proposta de Emenda Constitucional que confere total independência financeira e institucional.

Em seu discurso aos principiantes da corporação, Moro afirmou ser “inegável nos últimos anos, que a PF, pelo relevante papel desempenhado, adquiriu uma aura de excelência perante a população brasileira extremamente forte”.

“É inegável que a Polícia Federal tem, além do estatuto legal que a outorga autonomia e independência, hoje ela tem, por seu próprio histórico e por suas próprias delegações, uma independência e autonomia que vão além até do próprio fator legal. Os governos passam, os governantes passam, e as instituições permanecem. E é responsabilidade dos senhores que essa instituição fique cada vez mais forte”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?