metropoles.com

Governo zera alíquotas de tributos incidentes na importação de milho

Medida, que vale até 31 de dezembro de 2021, visa favorecer importações do produto para abastecer setores como a agroindústria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dênio Simões/Agência Brasília
Agricultura faz diagnóstico da produção de milho na capital
1 de 1 Agricultura faz diagnóstico da produção de milho na capital - Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou uma medida provisória (MP) que zera a alíquota dos tributos Pis/Cofins incidentes na importação do milho. A medida tem validade até 31 de dezembro de 2021 e tem por objetivo favorecer importações do produto para abastecer setores como a agroindústria.

A justificativa para a medida encontra-se na necessidade de aumentar a importação de milho devido à sua escassez no mercado interno, em razão de problemas climáticos, atrasos na colheita de verão e na semeadura da segunda safra e, ainda, pelos baixos níveis de estoque, diz o Ministério da Economia, em nota. 

Ressalta-se ainda a importância do milho na cadeia produtiva como insumo agrícola, especialmente na agroindústria, em setores como a avicultura e a suinocultura.

Segundo a pasta da Economia, a renúncia dessa receita será compensada com o aumento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) anunciado na semana passada.

O aumento do IOF deve gerar arrecadação extra de R$ 2,14 bilhões; parte considerável será destinada a bancar o Auxílio Brasil, programa social que deverá substituir o Bolsa Família.

A medida provisória zerando os tributos de importação do milho foi publicada na edição desta quinta-feira (23/9) do Diário Oficial da União (DOU). Por se tratar de uma MP, ela tem efeitos imediatos desde a publicação.

Em abril, o governo brasileiro já havia suspendido uma alíquota do imposto de importação aplicada às compras de milho, soja, óleo e farelo da oleaginosa vindos de países de fora do Mercosul. Com a medida, a Tarifa Externa Comum (TEC) foi zerada, com validade também até 31 de dezembro deste ano.

Agora, com a MP, o governo visa dar uma ajuda adicional à indústria para lidar com os altos custos do milho no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?