metropoles.com

“Governo vai além do necessário”, diz Maia sobre mudanças na LAI

O presidente da Câmara disse que “os excessos” serão reajustados em plenário. Ele defendeu transparência em todas as áreas do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, sentado a mesa durante café da manhã com jornalistas
1 de 1 O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, sentado a mesa durante café da manhã com jornalistas - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (24/03) que o governo federal “vai além do necessário”. Ele chamou de “excesso” o dispositivo que muda critérios no atendimento a pedidos via Lei de acesso à Informações (LAI), incluído na noite de segunda (23/03), na Medida Provisória (MP) 928/2020, assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

“Há preocupação de que em algumas matérias o governo vai além do necessário. Precisa que a tramitação das MPs seja mais rápida para colocá-las logo em plenário e ajustar o que tem de excesso nessa ou em outra MP”, explicou o deputado, em entrevista à Globonews.

A MP 928/2020, que prevê restrição nas respostas do governo em pedidos de transparência que não sejam relacionados à pandemia do coronavírus,  incluiu, no fim do texto, a revogação de um artigo polêmico da MP 927/2020, publicada na noite de domingo (22/03). Bolsonaro retirou da medida o trecho que permitia a suspensão de contratos por quatro meses sem previsão remuneratória.

Maia defendeu que, durante o momento de pandemia, o governo não deveria editar uma MP a cada dia. Mas afirmou que consultores e analistas legislativos estão debruçados sobre a matéria para evitar que informações do Executivo sejam omitidas à população, além de estudar a criação de um rito para a análise de matérias em conjunto com o Senado Federal.

“Eu já conversei com o secretário-geral da Presidência, Jorge Oliveira, mandei a análise da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara com as nossas preocupações. Tenho conversado com o [vice-presidente do Senado] o senador Antonio Anastasia (PSD-MG), para construir nesse momento um rito para votação das MPs”, justificou.

“Estamos construindo um texto, mas de forma nenhuma vamos gerar informação de que estamos mudando a Lei de Acesso à Informação, restringindo ou omitindo informações de qualquer Poder que seja”, finalizou. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?