metropoles.com

Governo troca Pátria Voluntária de pasta e muda cargos do MEC

Os decretos foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira (31/12/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Clarice Castro/Secretaria Especial do Desenvolvimento Social
Michelle Bolsonaro, Jair Bolsonaro e Osmar Terra na assinatura do Pátria Voluntária
1 de 1 Michelle Bolsonaro, Jair Bolsonaro e Osmar Terra na assinatura do Pátria Voluntária - Foto: Clarice Castro/Secretaria Especial do Desenvolvimento Social

O Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (31/12/2019) publica três decretos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os atos foram assinados nessa segunda-feira (30/12/2019) e dispõem sobre o programa de voluntariado do governo federal e uma reformulação na estrutura do Ministério da Educação e da Fundação Joaquim Nabuco, fundação pública vinculada ao MEC.

O Decreto 10.194/2019 determina que agora o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado será coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. Lançado em julho e batizado de Pátria Voluntária, o programa era vinculado ao Ministério da Cidadania.

Com isso, a primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, que preside os trabalhos, poderá despachar do Palácio do Planalto.

O conselho do programa também será transferido para a Casa Civil. O colegiado tem entre os integrantes a mulher do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, Rosângela Moro.

“Com a edição do novo decreto busca-se aprimorar a gestão do referido programa, tendo em vista o caráter transversal de suas ações e projetos, bem como a competência da Casa Civil da Presidência da República para coordenar e integrar as ações governamentais”, afirmou o Planalto em nota referindo-se ao Pátria Voluntária.

O Decreto 10.195/2019 redefine a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e das funções de confiança do Ministério da Educação, com remanejamento e transformação de cargos e funções. Segundo o governo, o objetivo das mudanças é, “em síntese, atualizar a estrutura organizacional do Ministério, com aumento da eficiência e efetividade das ações, além da redução de gastos”.

O terceiro ato, o Decreto 10.196/2019, altera a estrutura e o quadro de cargos comissionados da Fundação Joaquim Nabuco, além de aprovar o estatuto da entidade. O governo comentou que essas mudanças não geram aumento de despesas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?