metropoles.com

Governo Temer é reprovado por 55% da população brasileira, diz Ibope

Pesquisa divulgada pela CNI, na manhã desta sexta, mostra ainda que apenas 10% aprovam o governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
O presidente Michel Temer entregou condecorações a 11 colombianos que auxiliaram no resgate às vítimas do voo da Chapecoense  – Brasília – DF 16/12/2016
1 de 1 O presidente Michel Temer entregou condecorações a 11 colombianos que auxiliaram no resgate às vítimas do voo da Chapecoense – Brasília – DF 16/12/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O governo de Michel Temer (PMDB) é avaliado como ruim ou péssimo por 55% da população. O dado consta na pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta sexta-feira (31/3), e se refere ao primeiro trimestre de 2017. Essa é a reprovação mais alta na série realizada pelo instituto de pesquisa, que começou em julho de 2016.

Arte/Metrópoles

Segundo as informações divulgadas, a gestão do peemedebista é considerada regular por 31% e ótima por apenas 10% da população. Do total, 4% não avaliaram o governo. Foram ouvidas 2.000 pessoas em 126 municípios, entre 16 e 19 de março.

Arte/Metrópoles

Todos os dados da gestão Temer pioraram na atual pesquisa. No último levantamento, divulgado em dezembro, o presidente tinha aprovação de 13% dos entrevistados, enquanto 46% consideravam o governo “ruim/péssimo” e 35%, “regular”.

Arte/Metrópoles

Custo das reformas
A Confederação Nacional da Indústria (CNI)  acredita que a baixa popularidade do presidente se deve às reformas que o governo tenta implementar. “Outros movimentos já iniciados pelo governo, como a reforma da Previdência e a modernização das relações do trabalho, são imprescindíveis para aumentar a estabilidade fiscal e colocar o país de novo no rumo do crescimento”, avalia a entidade.

Para a CNI, a pesquisa revela o custo político enfrentado pelo governo para garantir a adoção dessas medidas que trarão o equilíbrio orçamentário em longo prazo.

Entre os fatores que contribuíram para a queda da popularidade, segundo Renato da Fonseca, gerente de pesquisas da CNI, está a questão econômica. “Há uma relação muito forte entre popularidade do governo e a situação econômica do país e, por mais que já haja sinais de queda de inflação, para que a população veja isso é preciso que reflita no supermercado. Inflação menor não significa preço menor.”

“A falta de postos de trabalho continua a aumentar. Com essa taxa de desemprego, claramente, tem uma insatisfação muito grande da população, o que reflete muito forte no governo”, completa Fonseca.

Comparação com Dilma

Os entrevistados também compararam as gestões de Temer e da antecessora, Dilma Rousseff (PT), na Presidência da República. De acordo com o levantamento, 18% deles consideram o governo do peemedebista melhor; 38%, igual; 41%, pior; e 3% não avaliaram.

Sobre as perspectivas em relação ao resto do mandato de Temer, 14% responderam que será “ótimo/bom”; 28%, “regular”; 52%, “ruim/péssimo”; e 6% não souberam opinar.

O presidente Michel Temer também enfrenta forte desconfiança dos brasileiros: 79% afirmaram não confiar no chefe do Executivo, enquanto 17% confiam.

Arte/Metrópoles

O Ibope questionou a percepção dos entrevistados em relação ao noticiário sobre o governo Temer. Para 12%, as notícias nos últimos meses foram “mais favoráveis”; 21% responderam “nem favoráveis, nem desfavoráveis”; para 54%, “mais desfavoráveis”; e 12% não souberam ou não responderam.

Pesquisas anteriores
Essa foi a terceira pesquisa Ibope sobre a aprovação do governo realizada depois que Temer assumiu efetivamente o cargo, em maio do ano passado. O primeiro levantamento, divulgado em outubro do ano passado, mostrava que 39% da população considerava o governo do peemedebista ruim ou péssimo.

Repercussão
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou que não vai comentar a pesquisa. (Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?