Governo recusa ajuda humanitária da Argentina para vítimas das chuvas
País vizinho ofereceu apoio psicossocial e se comprometeu a mandar profissionais especializados em saneamento para a região
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal recusou, nesta quarta-feira (29/12), ajuda humanitária do governo da Argentina para auxiliar as vítimas das fortes chuvas no sul da Bahia.
O país ofereceu apoio psicossocial e se comprometeu a mandar profissionais especializados em saneamento para a região.
A recusa foi oficializada pelo Ministério das Relações Exteriores ao consulado da Argentina no Brasil. Para dispensar a ajuda, o Executivo local disse contar com “todos os recursos financeiros e de pessoal necessários” para contornar a crise.
“Na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão dos Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”, prossegue o Itamaraty na manifestação.
As chuvas na região sul do estado deixaram, até o momento, 21 mortos, 358 feridos, 67 mil desabrigados ou desalojados e mais de 100 municípios foram afetados. O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma que tem acompanhado a crise mesmo de longe, em Santa Catarina, onde passa férias no litoral.