metropoles.com

Governo quer retomar programas, com PAC em “fase final de elaboração”

Uma das marcas do 2º mandato de Lula, PAC teve como foco obras de infraestrutura. Nova versão deve usar orçamento federal, concessões e PPPs

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, concede entrevista coletiva em frente ao Palácio do Planalto. O ministro reafirma a normalidade democrática no Brasil e informa que o Planalto, apesar dos estragos físicos, segue funcionando normalmente sistema - Metrópoles
1 de 1 Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, concede entrevista coletiva em frente ao Palácio do Planalto. O ministro reafirma a normalidade democrática no Brasil e informa que o Planalto, apesar dos estragos físicos, segue funcionando normalmente sistema - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, afirmou nesta sexta-feira (2/6) que o governo federal deve se debruçar, nas próximas semanas, na retomada de outros programas criados em gestões petistas, além de investir no fortalecimento do Farmácia Popular e a reformulação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das marcas do segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve como foco obras de infraestrutura.

O Farmácia Popular foi criado em 2004 para ampliar o acesso da população a medicamentos, principalmente os de uso contínuo, para tratar hipertensão e diabetes. Em entrevista à GloboNews, Pimenta disse que a nova versão do programa deve ser lançada “nos próximos dias”.

Segundo o ministro, o PAC está em “fase final de elaboração”. A retomada do PAC tem sido defendida por Lula desde a campanha eleitoral.

A ideia do governo é impulsionar investimentos usando o orçamento federal, concessões e parcerias público-privadas (PPPs). O programa vai prever a retomada de obras paradas, a aceleração das que estão em andamento e novos empreendimentos em pelo menos seis grandes áreas de investimento: transportes, infraestrutura urbana, equipamentos sociais, saneamento, comunicações e e energia.

“A partir de agora, então, são os novos programas, a partir dessa nova etapa do governo, já que a gente considerou que o primeiro momento era devolver coisas que o Brasil já teve, programas que foram importantes para a população. Agora, é uma segunda fase do governo”, afirmou Pimenta.

Retomada de programas sociais

Sem medidas inéditas em cinco meses de governo, o presidente Lula reciclou ações sociais e repaginou programas já existentes.

Entre os programas retomados estão o Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família e o Mais Médicos. Nesta próxima fase, além do PAC e do Farmácia Popular, estão na lista de prioridades do governo a retomada dos programas Luz para Todos, Água para Todos e o Desenrola Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?