Governo quer autorizar mineração em terras indígenas e na fronteira
Ministro de Minas e Energia disse a investidores do Canadá que consultará população atingida, agências ambientais e Congresso
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta segunda-feira (4/3) que o governo estuda autorizar a atividade de mineração em terras indígenas e na faixa de fronteira. O anúncio foi feito durante encontro de grandes investidores e mineradoras do Canadá. As informações são do jornal O Globo.
Na opinião de Albuquerque, as restrições nessas áreas prejudicam o desenvolvimento, estimulam atividades ilegais e criam focos de conflito.
A intenção do governo é fazer uma consulta entre os envolvidos com essas atividades. “Esse processo será conduzido em consulta próxima com todos os atores relevantes, tais como as populações indígenas, a sociedade organizada, as agências ambientais e, principalmente, o Congresso Nacional”, afirmou o ministro.
Sem fornecer detalhes das mudanças, Albuquerque disse que o governo está comprometido com um desenvolvimento da mineração “assentado em boas práticas sociais e ambientais”.
O ministro também defendeu a flexibilização de pesquisas sobre energia nuclear para estimular o investimento privado no setor.