Governo publica exonerações de Paulo Uebel e Salim Mattar da Economia
Secretários de Guedes deixaram o governo insatisfeitos com o ritmo de algumas medidas, como a reforma administrativa e as privatizações
atualizado
Compartilhar notícia
Sete dias após pedirem demissão, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (18/8) as exonerações de Paulo Uebel, ex- secretário especial de Desburocratização, e Salim Mattar, ex-secretário de Desestatização do Ministério da Economia.
Os dois deixaram o governo insatisfeitos com o ritmo de algumas medidas. Uma delas é a reforma administrativa, que mexerá na realidade do funcionalismo público. O debate ficou para 2021 e Uebel não concordou.
Da mesma forma, Sallim Mattar saiu do Ministério da Economia após ver poucos avanços nas privatizações. Os dois deixam os cargos “a pedido”. O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a dizer que as saídas eram uma “debandada”.
Guedes indicou o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura da sua pasta, Diogo Mac Cord, para assumir a Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados.
Já o indicado para substituir Paulo Uebel na Secretaria Especial de Desburocratização Gestão e Governo Digital é Caio Andrade, atual presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Apesar das indicações, as nomeações ainda não foram publicadas.
Nessa segunda (17/8), a equipe de Guedes sofreu mais uma baixa: o subsecretário de Política Macroeconômica, Vladimir Kuhl Teles, deixou o cargo. A exoneração se deu a pedido de Teles e está ligada à discussão do teto de gastos.