metropoles.com

Governo proíbe autoridades de voarem para casa em avião da FAB

Novo decreto de Jair Bolsonaro foi publicado nesta sexta-feira. Interinos e substitutos também ficam proibidos em qualquer situação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Base aérea de Brasília – Brasília – DF 29/11/2016
1 de 1 Base aérea de Brasília – Brasília – DF 29/11/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O governo federal alterou as regras para o uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) por autoridades. Com o Decreto nº 10.267/2020, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (06/03), fica proibido o deslocamento para o local de residência.

O uso de aviões da FAB ficará restrito a motivo de emergência médica, segurança ou viagem a serviço. Anteriormente, o Decreto nº 4.244/2002, editado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, permitia a autoridades usar as aeronaves para voltar para casa.

Outra mudança diz respeito a quem pode usar os aviões. O novo decreto proíbe interinos e substitutos de viajar com a FAB. Estão autorizados o vice-presidente, os presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal, ministros, comandantes das Forças Armadas e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Segundo o decreto, a autoridade que usar o avião da FAB em detrimento de voos comerciais deverá comprovar a necessidade.

O novo decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) surgiu após polêmica envolvendo o ex-número dois da Casa Civil, José Vicente Santini.

Na ocasião, o ministro em exercício viajou em avião da FAB de Davos, na Suíça, para se encontrar com a comitiva presidencial, que estava na Índia. Na ocasião, Santini substituía o ex-ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni.

Bolsonaro classificou como “inadmissível” o uso do avião e indicou que demitiria Santini. Após esse episódio, o presidente proibiu ministros interinos de voarem com a FAB.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?