metropoles.com

Governo planeja privatizar Correios, Telebras e outras 7 estatais

Empresas públicas entraram em plano do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil, após reunião com Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Correios – Agência conceito dos Correios no Setor Hoteleiro Sul
1 de 1 Correios – Agência conceito dos Correios no Setor Hoteleiro Sul - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

O governo federal anunciou, na tarde desta quarta-feira (21/08/2019), a abertura de estudos para avaliar a forma de privatização ou desestatização de nove empresas na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), incluindo Correios e Telebras. As estatais estão entre as privatizações divulgadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Também foram abertos os estudos para: Codesp (Porto de Santos); Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF); Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev); Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); Empresa Gestora de Ativos (Emgea); Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp); e Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec).

“Nós, em seis meses, já estamos apresentando concessões, privatização que o nosso país nunca havia visto em 30 anos”, afirmou o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), em entrevista coletiva para apresentar o plano, no fim da tarde desta quarta-feira.

Presskit 10ª Reunião PPI by Juliana Barbosa on Scribd

Onyx e o colega Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) participaram de uma entrevista coletiva após o encontro. O secretário especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, Salim Mattar, e a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier, também estiveram presentes. 

O governo colocou em pauta na 10ª reunião do PPI o oferecimento à iniciativa privada de serviços relativos ao sistema prisional, iluminação pública, estudos de saneamento básico e educação infantil.

Venda de ações do BB

O ministro da Casa Civil também falou sobre o desejo do governo federal de vender parte da participação da União no Banco do Brasil. A ideia é pôr no mercado todas as ações que excedam o controle acionário – estimados 20,8 milhões de papéis –, sem que isso interfira na posição do governo como controlador da empresa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?