Governo Lula confirma duas mulheres para presidência da Caixa e BB
Rita Serrano e Tarciana Medeiros irão presidir Caixa e Banco do Brasil, respectivamente, na gestão Lula. Anúncio foi feito nesta sexta (30)
atualizado
Compartilhar notícia
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, anunciou nesta sexta-feira (30/12) a confirmação de duas mulheres para assumir o comando da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil: Rita Serrano (à esquerda na imagem em destaque) e Tarciana Medeiros (à direita), respectivamente.
Muita alegria hj por participar do momento em que o presidente Lula convidou duas mulheres para presidir dois grandes bancos: Caixa Econômica e Banco do Brasil! Parabéns e sucesso Rita Serrano e Tarsiana Medeiros pic.twitter.com/MZ7InLGB1J
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) December 30, 2022
À imprensa o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que as indicadas estão alinhadas com o plano do governo eleito e ressaltou o trabalho conjunto com a pasta que ele irá comandar.
“Elas conversaram muito com o presidente, conversaram comigo, e estão absolutamente alinhadas com o plano de governo do presidente Lula, sabem dos desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito do Brasil, que é uma agenda muito desafiadora e ambas estão bastante animadas com as tarefas que nos foram designadas pelo presidente da República”, disse Haddad.
“Como são bancos ligados ao Ministério da Fazenda, nós vamos estar trabalhando conjuntamente. A equipe da Fazenda está 100% à disposição das equipes que vão ser formadas pelas duas presidentas para que a gente coloque o mais rapidamente possível à disposição da população aquilo que foi compromisso de campanha, sobretudo no que diz respeito ao crédito”, prosseguiu o futuro titular da Economia.
Ainda de acordo com Haddad, o projeto que as duas futuras presidentes terão que desenvolver de imediato é a questão das famílias endividadas, muitas de baixa renda, para as quais os bancos deverão oferecer linha de crédito a partir de 2023.
Na quinta-feira (29/12), ao anunciar o restante de seus ministros, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia indicado que os dois bancos públicos seriam presididos por mulheres na sua gestão.
“Vai ter uma novidade. Nós vamos ter uma mulher presidente da Caixa e outra presidente do Banco do Brasil. O Banco do Brasil tem 200 anos, nunca se pensou, nem de perto, de ter uma mulher na presidência. Vamos provar que uma mulher pode ser melhor que muitos homens que dirigiram aquele Banco do Brasil”, afirmou o presidente eleito.
Gestão masculina com Bolsonaro
Durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), a Caixa Econômica Federal foi presidida até meados de 2022 por Pedro Guimarães, que deixou o cargo após denúncias de assédio sexual contra funcionárias da instituição. O caso foi revelado pelo Metrópoles.
Quem assumiu o posto foi a economista Daniella Marques, que anunciou medidas contra o assédio na instituição após o escândalo envolvendo o ex-presidente da Caixa.
Ao longo do governo Bolsonaro, o Banco do Brasil teve três presidentes – todos homens. Rubem Novaes esteve à frente do cargo entre 2019 e 2020. Depois, o posto foi assumido por André Brandão, que ficou na presidência até 2021. Atualmente, a instituição é presidida por Fausto Ribeiro.
Perfis
Rita Serrana, que vai assumir a Caixa, é funcionária do banco desde 1989. Ela presidiu o sindicato dos Bancários do ABC Paulista entre 2006 e 2012. Desde 2014 é conselheira eleita pelos empregados no Conselho de Administração da Caixa.
Já a futura presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, está no banco desde 2000 e será a primeira mulher a presidi-lo. É ex-administradora da Petros, o fundo de pensão dos funcionários da Petrobras.