metropoles.com

Governo federal lança programa para usar mapeamento genético no SUS

Programa, anunciado inicialmente há mais de dois meses, pretende formar um banco com 100 mil genomas. Objetivo é prevenir doenças

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
posse ministro pazuello saude 3
1 de 1 posse ministro pazuello saude 3 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (14/10), com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e de ministros, o governo apresentou o programa Genomas Brasil, que tem como objetivo mapear 100 mil genomas como forma de prevenir doenças.

A portaria que cria o programa foi publicada no dia 5 de agosto deste ano no Diário Oficial da União (DOU). A publicação alterou a Portaria de Consolidação nº 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para instituir o Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil e o Conselho Deliberativo do Programa Genomas Brasil.

O investimento previsto para os primeiros quatro anos, de acordo com o governo, é de R$ 600 milhões. O governo espera “aperfeiçoar o entendimento das variações genéticas típicas da população brasileira possibilitando, futuramente, o acesso a tratamentos personalizados no Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou o Planalto.

“A entrada do BNDES vai estimular que a a iniciativa privada também invista recursos”, disse o presidente, que aproveitou a cerimônia para elogiar a gestão de ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, à frente da pasta.

A principal meta do Genomas Brasil para os próximos anos é a criação de um banco de dados nacional com 100 mil genomas completos de brasileiros.

Para o governo, “esse banco permitirá compreender a relação entre genes e doenças na população, trazendo para o SUS melhorias como o acesso a diagnósticos mais precisos, a capacidade de prever e prevenir doenças e a personalização do tratamento com base na informação genética”.

O projeto sequenciará genes de portadores de doenças raras, cardíacas, câncer e infectocontagiosas, como a Covid-19. A escolha das doenças levou em conta a quantidade de casos no país e o alto custo que geram ao SUS.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?