metropoles.com

“Governo faz busca incansável por desaparecidos no AM”, diz Bolsonaro

Mais cedo, nesta sexta-feira (10/6) a ONU criticou ação “extremamente lenta” do governo brasileiro e cobrou que os esforços sejam redobrados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
O presidente Jair Bolsonaro durante a Cúpula das Américas
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro durante a Cúpula das Américas - Foto: Reprodução/YouTube

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta sexta-feira (10/6), que as Forças Armadas e a Polícia Federal têm se empenhado na “busca incansável” do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Araújo, que desapareceram no último domingo (5/6), na Amazônia.

Os dois sumiram no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte. Na última terça-feira (7/6), o chefe do Executivo federal afirmou que os fizeram uma “aventura não recomendável”.

A Polícia Federal e a Marinha do Brasil apuram o desaparecimento. Já o Ministério Público Federal (MPF) acionou a Força Nacional e a Polícia Civil do estado para participarem de buscas.

“Desde o primeiro momento, naquele mesmo domingo, as nossas Forças Armadas e Polícia Federal têm se destacado na busca incansável na localização dessas pessoas. Pedimos a Deus que sejam encontradas com vida”, declarou durante discurso na segunda sessão plenária da Cúpula das Américas.

A fala do presidente ocorre no mesmo dia em que a Organização das Nações Unidas (ONU) criticou a ação “extremamente lenta” do governo brasileiro e cobrou que as autoridades “redobrem esforços” nas operações.

“A resposta [do governo ao desaparecimento] foi extremamente lenta, infelizmente. Achamos bom que agora, após uma medida judicial, as autoridades tenham empregado mais meios para as buscas”, declarou a porta-voz do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Ravina Shamdasani.

“O Estado tem a responsabilidade de proteger o trabalho de jornalistas e de defensores dos Direitos Humanos. Eles têm a obrigação de assegurar o direito à segurança e de iniciar uma investigação.”

A organização pontuou que os governos federais e locais devem reagir de maneira “robusta e expedita”, empregando meios disponíveis e recursos especializados para uma busca eficaz na área remota.

Sinais de escavação em área de busca

Na manhã desta sexta-feira, voluntários que atuam na busca do indigenista e do jornalista inglês, encontraram sinais de escavação às margens do Rio Itaquaí, próximo à região onde os dois sumiram. Os agentes que trabalham na operação já estão no sexto dia de busca.

Segundo apurações preliminares, o principal suspeito no caso é Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como “Pelado”, de 41 anos. O homem foi preso em flagrante na terça-feira (7/6) e teve a prisão temporária por mais cinco dias decretada logo após a audiência de custódia.

Equipes de investigação encontraram sangue – que está sendo periciado – na lancha de “Pelado”. Além disso, testemunhas contaram aos policiais que viram o suspeito perseguindo Dom e Bruno.

Conforme indicam os relatos, o barco de Amarildo, apreendido pelos investigadores, passou em alta velocidade atrás da embarcação em que Bruno Pereira e Dom Philips estavam. O indigenista tinha uma visita agendada com o líder comunitário da região apelidado de “Churrasco”, tio de Amarildo da Costa de Oliveira. A reunião tinha como objetivo tratar do trabalho conjunto entre os ribeirinhos e indígenas na vigilância do território.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?