metropoles.com

Governo exonera cargos na Fazenda, Planejamento, Trabalho e Indústria

Pastas serão agrupadas no Ministério da Economia: cerca de 3100 cargos de confiança e de gratificações foram cortados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ministério do trabalho e previdencia social
1 de 1 Ministério do trabalho e previdencia social - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou nesta quinta-feira um decreto documentando as exonerações dos ocupantes de cargos comissionados e de confiança como parte da reformulação dos ministérios. Foram exonerados cargos na Fazenda, Planejamento, Indústria, Comércio Exterior, e Trabalho, tendo em vista que essas pastas foram agrupadas sob a tutela do novo Ministério da Economia, comandado pelo economista Paulo Guedes. Com a junção das pastas, cerca de 3.100 dos cargos de confiança e de gratificações serão cortados.

Segundo o jornal O Globo, o decreto entra em vigor no dia 30 de janeiro, e também define a estrutura do novo superministério. A pasta contará com sete secretarias especiais além da secretaria-executiva, sendo elas Fazenda; Receita Federal; Previdência e Trabalho; Comércio Exterior e Assuntos Internacionais; Desestatização e Desinvestimento; Produtividade, Emprego e Competitividade; e Desburocratização, Gestão e Governo Digital, que irão reunir as funções dos antigos ministérios.

Ainda conforme a reportagem, cada secretaria também terá departamentos e secretarias sendo que as assessorias Especial, de Assuntos Estratégicos, de Comunicação Social e de Assuntos Parlamentares estarão diretamente ligadas a Guedes.

Dessa forma, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e a Consultoria Jurídica também sofrerão mudanças, e terão departamentos voltados para o Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Direito Trabalhista; Gestão da Dívida Ativa da União e do FGTS. Outras mudanças também incluem a absorção do Conselho Monetário Nacional; Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e autarquias como o Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e dos bancos públicos.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?