metropoles.com

Governo estuda benefício para incentivar exportações de pequenas empresas

Ideia do governo é retomar Reintegra com foco em pequenas empresas. Programa devolve resíduo tributário de exportação de bens manufaturados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do vice-presidente Geraldo Alckmin, que fala à imprensa
1 de 1 Imagem colorida do vice-presidente Geraldo Alckmin, que fala à imprensa - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta terça-feira (4/4) que o governo federal estuda criar um benefício voltado ao incentivo de exportações de pequenas empresas.

Segundo Alckmin, a ideia do governo é que a atual estrutura do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra) passe a ser focada em pequenas empresas que vendam produtos no comércio exterior.

Criado em 2011, o Reintegra “devolve”, de forma parcial ou integral, o resíduo tributário remanescente na cadeia de produção de bens exportados. Dessa forma, empresas exportadoras conseguem de volta valores pagos em tributos como Pis, Cofins e a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), por exemplo.

“Estamos discutindo a exportação, estamos avaliando a hipótese de que, para as pequenas empresas, a gente ter o Reintegra, ou seja, a devolução do chamado crédito acumulado”, disse Alckmin após reunião com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo.

O vice-presidente não informou a alíquota de devolução que está sendo estudada nem quanto o governo deixaria de arrecadar com a medida. Inicialmente, o Reintegra tinha uma alíquota de 3%, mas foi sendo diminuída até chegar ao percentual atual de 0,1%. Os números ainda estão sendo estudados por técnicos do governo para caso a medida seja de fato implementada.

“Tinha lá atrás o Reintegra de 3%, depois baixou para 2% e hoje é 0,1%, quase que acabou. Estamos estudando voltar, começando pelos pequenos negócios, pelas pequenas empresas. Estimula as pequenas empresas a exportarem”, acrescentou Alckmin.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?