metropoles.com

Governo envia 6 toneladas de insumos e missão humanitária para o Líbano

Ex-presidente Michel Temer foi escolhido por Bolsonaro para chefiar a missão, que parte de São Paulo nesta quarta-feira (12/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carolina Antunes/PR
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Carolina Antunes/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa na manhã desta quarta-feira (12/8) de ato simbólico do envio de ajuda humanitária ao Líbano. Durante o evento, na Base Aérea de São Paulo, as aeronaves KC-390 Milennium e Embraer 190 decolam rumo a Beirute. A capital libanesa foi atingida por uma forte explosão no dia 4 de agosto, que deixou ao menos 171 mortos e mais de 5 mil feridos.

O avião KC-390, da Força Aérea Brasileira (FAB), realiza pela primeira vez uma missão humanitária internacional: transportará 6 toneladas de carga, incluindo medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde doados pelo governo à comunidade libanesa. A outra aeronave transportará a comitiva, que será chefiada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), escolhido por Bolsonaro. Também devem embarcar senadores, autoridades federais, representantes da comunidade libanesa e especialistas em assistência humanitária.

O Ministério da Saúde doou medicamentos como antibióticos, corticóides, analgésicos e insumos como ataduras, seringas e cateteres. Para além da catástrofe causada pela explosão, o país também sofre com a pandemia do novo coronavírus. Com a finalidade de ajudar o país a enfrentar a Covid-19, foram enviadas 100 mil máscaras e 300 ventiladores mecânicos.

Sistemas brasileiros de monitoramento também estão à disposição de autoridades libanesas para o repasse de informações. O Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) colaboram com a elaboração de mapas com imagens de satélite.

As duas aeronaves da missão partem de São Paulo rumo a Fortaleza (CE) para o primeiro intervalo técnico. Na sequência, seguem para a Ilha do Sal e depois para Valência, na Espanha. Por fim, decolam com destino a Beirute, com chegada prevista para a tarde de quinta-feira (13/8)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?