Governo dos EUA está com pedido de extradição de Allan dos Santos
O blogueiro bolsonarista está nos Estados Unidos. Em outubro, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou sua prisão
atualizado
Compartilhar notícia
O pedido de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos já está com o governo americano. Em outubro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva do blogueiro.
Allan dos Santos é um dos aliados mais próximos da família Bolsonaro. Ele é investigado no Supremo em dois inquéritos: o que apura a divulgação de fake news e ataques a integrantes da Corte e também no que identificou a atuação de uma milícia digital que trabalha contra a democracia e as instituições no país.
Moraes ordenou ainda que a Polícia Federal inclua o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol para garantir que Allan seja capturado e retorne ao Brasil. Também foi acionada a embaixada dos Estados Unidos.
O processo saiu de um departamento do Ministério da Justiça a caminho dos EUA dois dias antes de a decisão de Moraes ser divulgada e chegou aos Estados Unidos na semana passada.
Após ser alvo de operações no STF, o blogueiro deixou o Brasil e teria entrado em julho nos Estados Unidos com visto de turista.
Crise no Ministério da Justiça
As cúpulas do Ministério da Justiça, comandado por Anderson Torres, e do Palácio do Planalto ficaram sem informações sobre o caso e só souberam que a documentação de extradição havia sido encaminhada para o governo americano na segunda semana de novembro.
O episódio provocou a demissão da delegada Silvia Amélia, chefe do setor responsável, o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI). O órgão responde à Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), comandada desde agosto deste ano por Vicente Santini, próximo do presidente Jair Bolsonaro.