metropoles.com

Governo do Rio anuncia compra de 5 milhões de vacinas contra covid-19

O gasto estimado de até R$ 300 milhões. A marca do imunizante vai depender da rapidez na entrega das doses

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cláudio Castro
1 de 1 Cláudio Castro - Foto: null

O governo do estado do Rio de Janeiro decidiu comprar 5 milhões de doses de vacina contra a Covid-19, em um gasto estimado de até R$ 300 milhões. Mas a negociação não foi concluída e, por enquanto, nem a marca do imunizante foi definida. O governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), quer priorizar o fabricante que puder entregar mais rapidamente as doses.

A intenção de compra foi confirmada pela assessoria de imprensa do governo. A negociação será coordenada pelo comitê estadual para a aquisição de vacinas, criado na sexta-feira (12/2) e composto pelo governador, pelo procurador-geral do Estado, Bruno Teixeira Dubeux, pelo controlador-geral do Estado, Francisco Ricardo Soares, e pelos secretários estaduais de Saúde, Carlos Alberto Chaves, e da Casa Civil, Nicola Moreira Miccione.

O decreto que criou esse comitê também autorizou o estado a firmar parcerias com municípios e demais entes federativos para a aquisição de vacinas e insumos necessários ao combate à pandemia de Covid-19.

No Twitter, o governador em exercício escreveu, na noite deste sábado: “Vamos ter vacinas! Agradeço toda (sic) população fluminense pela compreensão e colaboração nesse momento que estamos enfrentando. Sabemos que não está sendo fácil, mas tenho certeza que com diálogo, parceria e ajuda de todos, vamos conseguir passar por essa fase!”. Horas antes, Castrou havia publicado: “Fiquei em contato durante toda a manhã com secretários, prefeitos e governadores para tratar da compra de vacinas. Seguimos analisando de perto os números da covid fornecidos pela Secretaria de Saúde, discutimos sobre as medidas preventivas e sabemos que esta hora é de união.”


Aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Castro vinha dizendo confiar no Plano Nacional de Imunização, iniciativa do Ministério da Saúde. Mas na última sexta-feira, depois que duas leis autorizaram a compra de imunizante pelos Estados, o governador do Rio anunciou que tentaria comprar doses de vacinas, sem a intermediação do governo federal.

Na próxima segunda-feira (15/3) o governador deve anunciar mais detalhes sobre a compra dessas doses de vacina.

3 imagens
Castro assumiu o lugar de Wilson Witzel, que passou por um processo de impeachment
1 de 3

Cláudio Castro

Divulgação/Governo RJ
2 de 3

Carlos Magno/Governo do Rio de Janeiro
3 de 3

Castro assumiu o lugar de Wilson Witzel, que passou por um processo de impeachment

Agência Brasil

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?