metropoles.com

Governo desiste de vetar calças jeans para acesso ao Planalto

Secretaria de Comunicação da Presidência informou que normas sobre vestimentas não serão mais alteradas: Bolsonaro não gostou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
grades na praça dos três poderes stf palácio do planalto
1 de 1 grades na praça dos três poderes stf palácio do planalto - Foto: Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

As normas que abordam as vestimentas aceitas para entrada no Palácio do Planalto não serão mais modificadas. A informação foi divulgada na noite desta sexta-feira (10/05/2019) pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República. Segundo a pasta, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) não teria gostado das alterações.

As mudanças foram adiantadas pelo Metrópoles no dia 17 de abril, quando a Secretaria-Geral afirmou que medida nesse sentido estava “em estudo”. A ideia era restringir o uso de calça jeans nas dependências do prédio onde despacha o presidente da República.

Embora não tenham sido explicados os motivos que levaram o Planalto a estudar a alteração do dress code para servidores e visitantes, em alguns setores os gestores já estavam cobrando a nova conduta de vestimenta. De acordo com funcionários ouvidos pela reportagem, a recomendação era para que homens usassem calças sociais; já as mulheres, saias ou calças sociais, além de vestidos na altura dos joelhos.

Padrão da Esplanada
Esse tipo de restrição já existe na Esplanada dos Ministérios. No Congresso, por exemplo, é proibida a entrada de pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos. Em locais como a Tribuna de Honra do plenário do Senado ou o Salão Verde da Câmara, exige-se dos homens terno e gravata. Para entrar na Câmara ou no Senado, é preciso estar de calça, camisa e sapatos fechados. Para as mulheres, recomenda-se calça comprida, camisa com manga, vestido ou saia na altura dos joelhos.

No Judiciário, também existe regra de dress code. No Supremo Tribunal Federal (STF), o Cerimonial recomenda aos visitantes que, em sessões de julgamento, os homens usem terno e gravata, e as mulheres, vestido, tailleur ou terninho. As regras para a entrada no gabinete dos ministros do STF variam. Alguns exigem traje social completo. Outros deixam a escolha livre.

Já no Superior Tribunal de Justiça (STJ) não é permitida a entrada com shorts, bermudas, camiseta sem manga, miniblusas, minissaias, trajes de banho, de ginástica e chinelos.

Bolsonaro não aprovou
Segundo informações repassadas pela equipe do Planalto aos jornalistas, o novo código de vestimentas do Planalto foi assinado nessa quinta-feira (09/05/2019). Contudo, o texto nem chegou a ser publicado no Diário Oficial da União.

Questionada sobre o motivo da não divulgação das alterações, a Secom havia dito que cabia à Secretaria de Administração – subordinada à Secretaria-Geral da Presidência – responder sobre o assunto. Em seguida, a pasta repassou a responsabilidade ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Por fim, a Secretaria de Comunicação disse, em nota, que o presidente da República reprovou a mudança – não foram dados mais detalhes.

Confira a nota da Secom:
Acaba de ser reprovada pelo presidente Jair Bolsonaro a atualização da norma X-409, que seria publicada pela Secretaria de Administração da Presidência da República, a respeito de regras de conduta e vestimenta de servidores e visitantes do Palácio do Planalto.

Secretaria Especial de Comunicação Social
Secretaria-Geral
Gabinete de Segurança Institucional
Presidência da República

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?