Governo cria versão verde e amarela de Tio Sam, símbolo patriótico dos EUA
Secretaria de Comunicação usa tradicional personagem norte-americano para divulgar ação do governo e o nome do presidente Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Comunicação da Presidência da República naturalizou brasileiro um dos grandes símbolos patrióticos dos Estados Unidos ao divulgar uma ação do governo: a suspensão do sigilo bancário das operações envolvendo recursos públicos federais. O Tio Sam foi pintado de verde e amarelo para divulgar o presidente Jair Bolsonaro.
O senhor de barba branca, fisionomia decidida, cartola e dedo em riste em direção ao observador é um dos principais símbolos nacionais nos EUA.
A lenda teve origem no século de 1800 e a fama chegou para o personagem em 1917, quando o desenhista James Flagg o retratou para um cartaz de recrutamento das Forças Armadas americanas, com a frase “Eu quero você” em inglês. Veja:
Agora veja a versão em verde e amarelo do personagem, cujo nome em inglês (Uncle Sam) remete às iniciais também em inglês dos EUA, que são US de United States.
O Governo retirou o sigilo bancário das operações envolvendo recursos públicos federais, inclusive em transações com estados, municípios e instâncias da administração federal. A medida vale desde abril de 2019, e pode ajudar muito neste momento de combate ao #coronavírus. pic.twitter.com/9VtHRQwwMp
— SecomVc (@secomvc) May 5, 2020