metropoles.com

Governo confirma indígena Joênia Wapichana como presidente da Funai

Primeira mulher indígena a ocupar a Funai, Joênia assume em meio à crise de saúde dos Yanomamis, que sofrem com desnutrição e malária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação / Instagram
Joenia Wapichana (Rede – RR)
1 de 1 Joenia Wapichana (Rede – RR) - Foto: Divulgação / Instagram

O ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, oficializou a nomeação da deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) como a nova presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (1º/2).

Joênia foi convidada para comandar a fundação em dezembro do ano passado, quando anunciou que aceitou o convite feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A deputada é a primeira mulher indígena a ocupar o posto de presidente da Funai.

Na gestão Lula, a Funai deixou de ser subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e passou a compor a estrutura inédita do Ministério dos Povos Indígenas, que é comandado por Sônia Guajajara (PSol-SP).

Yanomamis

Joênia Wapichana assume o comando da Funai em um momento em que o povo Yanomami sofre com uma grave crise de saúde, com registros de desnutrição e malária.

No início desta semana, o presidente Lula determinou o bloqueio do tráfego aéreo e fluvial de garimpo ilegal na terra Yanomami, em Roraima.

Também nesta semana, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a investigação da possível prática dos crimes de genocídio de indígenas e de desobediência de decisões judiciais por parte de autoridades do governo Jair Bolsonaro.

O ministro do STF determinou ainda que o atual governo garanta a retirada de garimpos ilegais em sete terras indígenas, além de ter fixado um prazo de 30 dias para que seja apresentado um diagnóstico dessas comunidades, com o respectivo planejamento e cronograma de execução de medidas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?