metropoles.com

Governo comemora 1 milhão de alunos com internet em videoconferência

Meta do governo é inclusão digital a 6.500 escolas em agosto e terminar 2019 com 10 mil unidades de ensino em rede via satélite

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carolina Antunes / PR
08/05/2019 Reunião com o Ministro da Educação Abraham Weintra
1 de 1 08/05/2019 Reunião com o Ministro da Educação Abraham Weintra - Foto: Carolina Antunes / PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) e seus ministros da Educação, Abraham Weintraub; da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes; e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) celebraram a marca de 1 milhão de alunos com internet no Brasil. Em uma videoconferência com uma escola em Cavalcante (GO), nesta quarta-feira (08/05/2019), o presidente e os ministros falaram com professores e alunos por cerca de uma hora.

Segundo Marcos Pontes, a internet que agora chega aos alunos da Escola Estadual Calunga I – que atende crianças do quilombo homônimo na região do parque da Chapada dos Veadeiros – faz parte de um projeto em parceria com o Ministério da Educação (MEC) para levar internet a escolas mais distantes. A conexão é feita através de um satélite que, segundo o ministro, estava subutilizado há dois anos. Agora, disse ele, são mais de 3 mil pontos.

O presidente da Telebras, Waldemar Gonçalves, afirmou que 3.150 escolas passaram a ser atendidas nos últimos três meses. A meta do governo é chegar a 6.500 em agosto e terminar o ano com 10 mil escolas com internet via satélite. “São metas ousadas, mas confiamos no esforço e no trabalho da equipe”, afirmou.

Bolsonaro, por sua vez, aproveitou para questionar as crianças sobre o que elas pretendiam ser quando crescerem e foi questionado por uma delas sobre investimentos na área da educação. O presidente aproveitou para tentar se explicar sobre o contingenciamento nas verbas do ministério. “Ninguém vai cortar verba por maldade”, disse o presidente, que completou que pretende “investir o que for possível na educação”.

Apesar do discurso, além de congelar recursos das universidades federais o MEC bloqueou pelo menos R$ 2,4 bilhões que estavam previstos para investimentos em programas da educação infantil ao ensino médio. Na esteira da declaração de Bolsonaro, Abraham Weintraub voltou a associar o desbloqueio das verbas à aprovação da reforma da Previdência.

Fogão novo
Weintraub também comparou o orçamento da pasta a um orçamento doméstico. “A gente está segurando 5%. A gente está esperando para comprar aquele fogão novo no segundo semestre”, completou.

O programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) tem como prioridade escolas de difícil acesso e em áreas de vulnerabilidade social, usando um Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC).

Na escola de Cavalcante, que reúne comunidades quilombolas, 453 alunos passarão a ter internet na sala de aula. Segundo informações do governo federal, além de escolas, o programa atende a telecentros, bibliotecas, unidades de saúde, instalações das forças armadas etc.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?