metropoles.com

Governo cede e manda ao STF vídeo da reunião citada por Moro à PF

Depois de muitas tentativas para evitar, a AGU entregou ao Supremo as imagens do encontro em que Bolsonaro teria cobrado Moro sobre a PF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O governo federal entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) no fim da tarde desta sexta-feira (08/05) o vídeo da reunião ministerial conduzida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) citada no depoimento do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro à Polícia Federal.

Ao receber o material da Advocacia-Geral da União (AGU), o ministro do STF, Celso de Mello, decidiu colocar sigilo sobre o HD externo encaminhado. O despacho foi assinado pelo decano às 20h15 de hoje.

De acordo com o despacho, o sigilo tem caráter “pontual e temporário”. O ministro Celso de Mello destaca ainda que vai levantar a confidencialidade do material, em “momento oportuno”, a depender do conteúdo.

Leia a íntegra da decisão:

“Esse sigilo, que tem caráter pontual e temporário – autorizado pela cláusula inscrita no art. 5º, inciso LX, da Constituição da República, cuja possibilidade de aplicação expressamente ressalvei na decisão proferida no dia 05/05/2020–, será por mim levantado, em momento oportuno, em face do que vier a deliberar sobre os pedidos formulados pelo Senhor Advogado-Geral da União, sobre a impugnação a eles oferecida pelo Senhor Sérgio Fernando Moro e, finalmente, sobre a promoção do Senhor Chefe do Ministério Público da União, em sua condição de ‘dominus litis’, que foi, na data de hoje, intimado a fazê-lo, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas”, diz o texto.

16 imagens
Bolsonaro quando sofreu o atentado, em 2018
Presidente e primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, no dia da posse
1 de 16

Presidente Jair Bolsonaro

Reprodução Tv Record
2 de 16

Bolsonaro quando sofreu o atentado, em 2018

Reprodução
3 de 16

Presidente e primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, no dia da posse

Presidência
4 de 16

5 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
8 de 16

Myke Sena/ especial para o Metrópoles
9 de 16

Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
10 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
11 de 16

Reprodução/Redes sociais
12 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
13 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
14 de 16

Igo Estrela/Metrópoles
15 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
16 de 16

Alan Santos/PR

Mais cedo, a AGU pediu que o ministro não permita a divulgação do conteúdo integral do vídeo. Segundo a advocacia, o material contém assuntos potencialmente sensíveis e reservados de Estado, inclusive de Relações Exteriores.

Entenda

A reunião foi citada por Sergio Moro em depoimento feito no último sábado (02/05) na Polícia Federal, que teve duração de mais de 8 horas. O ex-ministro acusa o presidente Jair Bolsonaro de interferir politicamente na PF.

Durante a reunião, segundo Moro, o presidente teria apresentado o desejo de trocar o então superintendente da PF no Rio de Janeiro, Maurício Valeixo.

Valeixo foi exonerado do cargo, a contra-gosto de Moro, no último dia 24. Ao saber da demissão, o então ministro da Justiça anunciou, insatisfeito, a saída do governo federal.

Os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Walter Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) vão prestar depoimento sobre a reunião na próxima terça-feira (12/05).

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), próxima ao presidente Jair Bolsonaro, também vai prestar depoimento na PF. Ela chegou a trocar mensagens com o então ministro Moro defendendo uma suposta indicação dele para o STF.

Veja a íntegra do despacho determinado pelo ministro Celso de Mello:

INQ4831_08052020 by Tácio Lorran on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?