metropoles.com

Governo brasileiro parabeniza Gustavo Petro por eleição na Colômbia

Nota é publicada dois dias depois da eleição do esquerdista. Sem congratular o eleito, Bolsonaro fez críticas a ele e o relacionou a Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Guillermo Legaria/Getty Images
Gustavo Petro Francia Marquez colombia
1 de 1 Gustavo Petro Francia Marquez colombia - Foto: Guillermo Legaria/Getty Images

Em nota curta publicada nesta terça-feira (21/6), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil parabenizou Gustavo Petro por sua eleição na Colômbia. É a primeira manifestação oficial do governo brasileiro desde que os resultados do pleito foram divulgados, na noite de domingo (19/6).

O presidente Jair Bolsonaro (PL), pessoalmente, ainda não se manifestou parabenizando o líder do país vizinho. A manifestação brasileira vem depois de os principais países da região, como México, Argentina, Chile, Venezuela, Cuba, Bolívia, Peru, Nicarágua e Equador, terem parabenizado Petro.

“Ao desejar ao presidente eleito êxito no desempenho de suas funções, o Governo brasileiro reafirma seu compromisso com a continuidade e o aprofundamento das relações bilaterais com a Colômbia, com vistas ao bem-estar, prosperidade, democracia e liberdade de nossos povos”, diz a nota do Itamaraty (veja a íntegra abaixo).

4 imagens
Candidato à Presidência da Colômbia Gustavo Petro
1 de 4

Gustavo Petro e sua vice, Francia Márquez

Guillermo Legaria/Getty Images
2 de 4

Candidato à Presidência da Colômbia Gustavo Petro

Getty Images
3 de 4

Juancho Torres/Anadolu Agency via Getty Images
4 de 4

Photo by Juancho Torres/Anadolu Agency via Getty Images

Na noite de segunda-feira (20/6), Bolsonaro criticou o primeiro discurso feito por Gustavo Petro após vencer as eleições presidenciais da Colômbia e o relacionou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O recém-eleito pediu a libertações de jovens que foram presos no país em protestos com forte repressão policial.

“Vocês viram o discurso do novo presidente da Colômbia? ‘Soltar todos os meninos presos, todos’. O Lula vai soltar os menininhos que mataram alguém por um celular para tomar uma cerveja”, disse Bolsonaro, durante conversa com apoiadores.

“Ele [Petro] acabou de falar agora: ‘Vamos soltar os meninos presos’. Igualzinho o Lula falou dos meninos que sequestraram o Abílio Diniz. O Lula falou: ‘Foi um equívoco [o sequestro]’. Equívoco, pessoal? Um sequestro, você planeja”, emendou Bolsonaro.

Mais cedo, o mandatário se restringiu a definir Petro como “um ex-guerrilheiro da esquerda”.

Derrota da direita

Com 50,44% dos votos válidos, Petro derrotou o empresário Rodolfo Hernández, que teve 47,31%, no segundo turno.

A coalizão Pacto Histórico, da qual o vencedor faz parte, conta com Francia Márquez como vice. Ela é advogada, ativista pelo meio ambiente e pelos direitos humanos, e se consagra como a primeira mulher negra a ocupar o cargo.

Petro tem 62 anos e foi deputado e prefeito da capital do país, Bogotá. É formado em economia e atualmente ocupa o cargo de senador pelo partido Colombia Humana, do qual é fundador.

Entre as principais propostas do novo presidente eleito, estão: a realização de uma nova reforma agrária, a implementação de fontes de energia renováveis, a promoção de políticas voltadas às minorias sociais, a desobrigação do serviço militar e a reforma tributária.

O novo presidente colombiano integrou a guerrilha M-19, desmobilizada em 1990. Exilou-se na Europa e, ao retornar à Colômbia, foi eleito senador em 2006 e prefeito de Bogotá de 2012 a 2015. Venceu a disputa ao Senado novamente em 2018.

Veja a íntegra da nota do Itamaraty:

NOTA À IMPRENSA Nº 100

Eleição presidencial na Colômbia

O Governo brasileiro congratula o senador Gustavo Petro por sua eleição à presidência da Colômbia.

Ao desejar ao presidente eleito êxito no desempenho de suas funções, o Governo brasileiro reafirma seu compromisso com a continuidade e o aprofundamento das relações bilaterais com a Colômbia, com vistas ao bem-estar, prosperidade, democracia e liberdade de nossos povos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?