Governo anuncia início de análise para projeto de 1ª infância
Os ministros Onyx, Damares, Weintraub e Osmar Terra trabalharam no feriado em uma reunião para analisar “todas as políticas” desenvolvidas
atualizado
Compartilhar notícia
No feriado de Proclamação da República, os ministros da Casa Civil, Onyx Lorezoni, da Cidadania, Osmar Terra, e das Mulheres, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, se reuniram no Palácio do Planalto e convocaram uma entrevista coletiva para anunciar o início de um projeto a ser detalhado no futuro. De acordo com Onyx, a reunião serviu para o governo “analisar todas as políticas sociais desenvolvidas no Brasil ao longo dos últimos anos”. Além disso, ele repetiu que o foco do governo será na “primeira infância”.
“Nessa preocupação constante que o presidente Bolsonaro tem de transformar e mudar o Brasil, nós aproveitamos hoje, o Dia da República, para reunir os ministérios que trabalham mais focados na questão social, que é o caso da Família, da Educação, com toda equipe aqui, da Casa Civil, para poder analisar todas as políticas todas as políticas sociais que o Brasil tem desenvolvido ao longo dos últimos anos”, disse o ministro.
Mais cedo, alguns integrantes do governo se manifestaram nas redes sociais com mensagens de desapreço à República e exaltação de personagens da monarquia. Nesse sentido se pronunciaram Weintraub e Onyx nesse sentido.
Na entrevista, Onyx disse que o governo vai analisar as políticas para fazer um estudo que visa elaborar um projeto e “mostrar como o governo Bolsonaro transforma a vida de crianças mais carentes”. Nada de mais concreto que isso.
“Já temos algumas diretrizes. O foco fundamental é nas crianças. Vamos trabalhar nas próximas semanas para aprontar esse conjunto de ações”, disse o ministro. “O nosso foco fundamental é na criança e, particularmente, na primeira infância, desde sua concepção, passando por seu nascimento, dos primeiros passos que ela dá que ela se forme no primeiro grau”, anunciou. “O detalhamento será feito dentro do mês de dezembro”, disse.
Da coletiva, chamada em cima da hora, também falaram os ministros da Cidadania, Osmar Terra e da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.
Damares protagonizou um dos pontos altos da entrevista. “Eu posso ousar dizer que nós estamos protagonizando aqui o maior pacto pela criança do mundo”, disse a ministra. “Infelizmente nossas crianças foram deixadas para trás. Por exemplo, a Amazônia e o pior local do Brasil para ser criança do mundo”, disse a ministra.
Criança Feliz
Osmar Terra, segundo Onyx informou na coletiva, receberá na próxima semana, em nome do governo, um prêmio de reconhecimento pelo programa Criança Feliz, de cuidados com a primeira infância. O programa foi instituído no governo de Michel Temer, capitaneado pela então primeira-dama, Marcela Temer.
Já o ministro Weintraub tentou apontar de onde virão os recursos para financiar o projeto, respondendo a uma das perguntas. “Eu vou dizer de onde vai sair o recurso: Tem livro didático aí que a gente esta relançando. Metade do preço”, disse o ministro.
“Esse Enem aí, que o pessoa falou durante seis meses que não ia ter Enem. Não todo mundo, mas uma rede de televisão aí, que não está aqui, e um jornal também. Ficaram seis meses falando que não ter Enem. Teve Enem e foi o melhor de todos os tempos”, disse o ministro.
Desde cedo, integrantes do governo têm se manifestado nas redes sociais mensagens de desapreço à República e exaltação de personagens da monarquia. Isso com cuidado para não dizer que defendem a volta da monarquia.