metropoles.com

Governo amplia contrapartida a Estados

Outra ideia discutida pelo governo para destrancar a pauta seria incluir uma emenda sobre a recriação da CPMF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
Palácio do Planalto
1 de 1 Palácio do Planalto - Foto: Pixabay

O Palácio do Planalto fará nova rodada de negociação com prefeitos e governadores nesta terça-feira (27/10), para tentar destravar a pauta econômica no Congresso, especialmente o projeto que prevê a recriação da CPMF. A ideia é que os representantes de Estados e municípios usem sua influência junto às bancadas da Câmara para conseguir aprovar as medidas que têm como objetivo reequilibrar as contas do governo.

Para conseguir esse apoio, o Planalto tem acenado com contrapartidas. Uma delas é a de repartir a arrecadação do novo “imposto do cheque” com os demais entes federativos. Na semana passada, os prefeitos se comprometeram com a iniciativa, mas não se chegou a um acordo sobre o valor da alíquota da CPMF nem sobre a destinação dos recursos obtidos.

Na reunião da coordenação do governo desta segunda-feira (26/10), outros caminhos para conseguir o apoio de prefeitos e governadores foram aventados. Um deles é apoiar a proposta de incluir na PEC que prevê a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) um mecanismo que autorize também governos estaduais e municipais a aplicarem livremente parte de recursos que arrecadam em despesas consideradas prioritárias e na formação de superávit primário (sobra de arrecadação para pagamento de dívida).

“Há uma pressão grande de governadores e prefeitos para isso nesse período de crise”, afirmou um ministro que participou do encontro. De acordo com ele, o governo considera a ideia “uma boa política” e vai articular com líderes do Congresso a inclusão, na PEC da DRU, de mecanismo autorizando a criação da Desvinculação de Receitas de Estados (DRE) e Desvinculação de Receitas dos Municípios (DRM). Depois de ser aprovada na Câmara e no Senado, a criação desses dois instrumentos precisaria ser regulamentada pelas assembleias legislativas e câmaras municipais.

Articulações
O líder do governo no Senado, José Pimentel (PT-CE), confirmou as discussões. Segundo ele, na reunião de articulação política de ontem o governo pediu que o diálogo sobre o assunto “seja aberto” no Congresso. “O governo, através do ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo da Presidência), tem dito que é favorável ao pleito”, destacou. O petista explicou que líderes partidários na Câmara começam nesta semana a articulação para aprovar a proposta na Casa. Segundo Pimentel, prefeitos reforçaram o pedido de apoio durante reunião com a presidente Dilma na semana passada.

Outra ideia discutida pelo governo para destrancar a pauta seria incluir uma emenda sobre a recriação da CPMF na proposta que tramita sobre a DRU. O governo teme, porém, que isso emperre a aprovação desse projeto, que deve ser aprovado sem grandes dificuldades pelo Congresso.

Questionado sobre a discussão em torno da volta da CPMF, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse acreditar que a estratégia do governo de sensibilizar prefeitos em torno da contribuição não terá êxito no Congresso. “É o momento da eleição deles, né? Se fosse na véspera da eleição de deputados, poderiam ter alguma chance”, afirmou.

Apesar das críticas à CPMF, o peemedebista se comprometeu a colocar em votação nesta semana o projeto que cria o regime especial de tributação para repatriação e regularização de ativos de brasileiros mantidos no exterior.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?