Governo acusa diretora de Democracia em Vertigem de difamar país
Perfil ligado ao Palácio do Planalto no Twitter taxou entrevista de Petra Costa como “fake news”. Olavo de Carvalho também faz críticas
atualizado
Compartilhar notícia
O perfil da Secretaria de Comunicação do governo federal no Twitter fez uma postagem acusando a cineasta Petra Costa de difamar a imagem do Brasil no exterior. Em um vídeo, o governo rebateu acusações feitas pela diretora do filme Democracia em Vertigem em entrevista recente nos Estados Unidos. As falas de Petra, cujo filme concorre ao Oscar de Melhor Documentário no próximo domingo (09/02/2020), são taxadas de “fake news” pela conta oficial.
Na montagem feita pelo perfil @SecomVC, são usadas cenas de entrevista em inglês na qual Petra faz acusações ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido) dizendo, por exemplo, que são incentivadas invasões de terras indígenas por fazendeiros. Após o carimbo de “fake news”, o vídeo afirma que “para o presidente Jair Bolsonaro qualquer invasão de terra é terrorismo”.
Petra também diz que o governo federal apoia uma onda evangélica que “tem se posicionado contra direitos dos gays, feminismo e pessoas de cor”. O perfil oficial responde que a administração “não fez nenhuma ação contra minorias”.
A cineasta afirma ainda na entrevista que a polícia do Rio mata mais do que a de todo o território norte-americano. Nesse caso, o perfil abre mão de fazer a defesa e diz que “cabe ao governo do estado do Rio de Janeiro responder pela ação de suas polícias”.
Veja a postagem que contém o vídeo:
Nos Estados Unidos, a cineasta Petra Costa assumiu o papel de militante anti-Brasil e está difamando a imagem do País no exterior. Mas estamos aqui para mostrar a realidade. Não acredite em ficção, acredite nos fatos. pic.twitter.com/NLnf8gA87c
— SecomVc (@secomvc) February 3, 2020
Sintonizado a Olavo
A postagem do perfil oficial respondendo a Petra Costa foi feita na tarde desta segunda-feira (03/02/2020). Ao mesmo tempo, o professor de filosofia on-line Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo, fez postagens em seu perfil no Facebook atacando a cineasta.
Veja: