metropoles.com

Governo acerta recuo para que Coaf fique no Ministério da Economia

Paulo Guedes sinalizou a deputados que vai solicitar ao ministro da Justiça, Sergio Moro, sugestão de nome para coordenar o órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Paulo Guedes – ministro da Economia
1 de 1 Paulo Guedes – ministro da Economia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governo sinalizou que vai recuar da ideia de insistir no retorno do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Ministério da Justiça. Em reunião na manhã desta terça-feira (28/05/2019), o ministro Paulo Guedes indicou ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e a outros parlamentares presentes que vai pedir a Sergio Moro, titular da pasta da Justiça, que aponte um nome para coordenar o órgão.

A estratégia tem por objetivo distensionar a relação do Executivo com o Congresso. O Planalto avaliou que, caso insistisse em invalidar a decisão da Câmara de tirar o Coaf de Sergio Moro, irritaria um grupo de deputados. Com isso, a Medida Provisória nº 870, que trata da reforma administrativa da gestão Bolsonaro, poderia “caducar” e o governo voltar à configuração anterior, com 29 ministérios.

Reforma administrativa
No último dia 22, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto principal da medida provisória da reforma administrativa, que reduziu o número de pastas de 29 para 22. Na mesma noite, os parlamentares aprovaram a volta do Coaf para o Ministério da Economia.

A decisão definitiva sobre o conselho ocorreu na votação dos destaques, que são as propostas de alterações do texto. Uma das mudanças previa a manutenção do órgão no Ministério da Justiça, sob comando de Sergio Moro, mas houve rejeição por 228 votos a 210. A recriação dos ministérios do Trabalho e da Cultura também foi rejeitada.

Para garantir a aprovação no Senado, o Palácio do Planalto enviou uma carta (confira abaixo) ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O texto da reforma será votado em Plenário nesta terça-feira.

Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?