metropoles.com

“Governo aceitará qualquer manifestação pacífica”, diz Randolfe Rodrigues

O líder do governo no Senado comentou sobre manifestações agendadas para esta quarta-feira (11/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vestido de terno preto, coloca o dedo no queixo - Metrópoles
1 de 1 Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vestido de terno preto, coloca o dedo no queixo - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse nesta quarta-feira (11/1), após reunião no Palácio do Planalto, que o governo vai aceitar “qualquer manifestação pacífica, sem armas”. Ele foi questionado por jornalistas sobre novo ato de bolsonaristas marcado para ocorrer na região, às 18h.

“A recomendação do governo é aceitar qualquer manifestação pacífica, defender e proteger qualquer manifestação pacífica. Manifestação pacífica, como está na Constituição. Cada um tem o direito de se manifestar sem armas. Não como ocorreu no último domingo”, disse ele, lembrando que em 8 de janeiro, houve depredação de patrimônio público.

Perguntado sobre faixas que pedem o retorno da ditadura, Randolfe respondeu: “Qualquer ato que atente contra o Estado Democrático de Direito tem ser tratado como crime. Por mais absurdo que sejam os pedidos, se não usar de violência, será respeitado. O limite para a não aceitação é apologia ao crime, é apologia à supressão violenta do Estado Democrático de Direito e é o cometimento de crimes”.

Randolfe pontuou que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o interventor federal na segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, vêm tomando, desde terça-feira (10/1), todas as medidas cabíveis.

Uma dessas medidas foi tomada na manhã desta quarta, quando a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) voltou a fechar o acesso para veículos, na Esplanada dos Ministérios.

Além de ter o tráfego fechado, houve reforço da segurança em toda a região, especialmente ao lado dos prédios dos ministérios e das sedes dos Três Poderes: Congresso Nacional (Legislativo), Palácio do Planalto (Executivo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário).

As vias S1 e N1, no Eixo Monumental, fecharam da altura da Rodoviária do Plano Piloto até a L4. O acesso às pistas da L2 pela Esplanada estão bloqueados. Ainda não há previsão de liberação do trânsito.

CPI e Conselho de Ética

Segundo Randolfe, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos terroristas de 8 de janeiro deverá ser instalada em fevereiro, quando os parlamentares eleitos em outubro de 2022 tomarão posse. O requerimento para instalação da CPI já reuniu o número mínimo de assinaturas.

O líder do governo disse que também em fevereiro será instalado o Conselho de Ética do Senado, responsável por investigar condutas de senadores que eventualmente tenham participado ou incentivado os atos golpistas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?