metropoles.com

Governistas criticam prisão de Dias: “Veio como testemunha”

O ex-diretor do Ministério da Saúde foi detido sob a acusação de mentir durante depoimento à CPI da Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Marcos Rogério
1 de 1 Marcos Rogério - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Senadores governistas criticaram, nesta quinta-feira (8/7), a detenção do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias, por ordem do presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), sob a acusação de mentir durante o depoimento à comissão.

Os governistas cobraram uma delimitação mais clara dos depoentes, quando vem como testemunhas ou investigadas, visto que muitos, mesmo como testemunhas, são investigados a partir das quebras de sigilos.

“Existem diversas decisões do STF e não podem ser tratadas como foi tratado o depoente de ontem. Aqui, ele veio como testemunhas, mas foi tratado como investigado. Infelizmente ou felizmente, a testemunha tem todo direito de não proferir nenhuma declaração contra si”, declarou o senador Ciro Nogueira (PP-PI).

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) criticou o ato e seguiu a mesma linha de defesa. “É importante delimitar a posição que o depoente comparece à CPI, se é testemunha ou investigado”, afirmou o senador Marcos Rogério (DEM-RO), acrescentando: “a quebra de sigilo é um ato investigativo”.

“A partir do que aconteceu ontem, vamos ter um festival de habeas corpus e os advogados vão manter os depoente em silêncio diante dessa CPI, que não respeita as regras dos processos constitucionais”, afirmou.

O senador Humberto Costa (PT-PE) saiu em defesa de Aziz e disse que a ala governista tenta impedir os trabalhos da comissão. O presidente da CPI da Covid não se manifestou.

Após mais de 5 horas detido na delegacia de Polícia Legislativa do Senado, Dias assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), pagou fiança de R$ 1.100 e foi liberado para responder em liberdade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?