metropoles.com

Governistas cobram instalação de CPI sobre obras paradas do governo PT

Trata-se de uma resposta à oposição, que protocolou mais cedo o pedido de abertura da CPI do MEC

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Carlos Portinho e Carlos Viana
1 de 1 Carlos Portinho e Carlos Viana - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O líder do governo no Senado Federal, Carlos Portinho (PL-RJ), protocolou, nesta terça-feira (28/6), um requerimento solicitando que o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) cumpra a ordem cronológica e dê prosseguimento à abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades e crimes na condução de obras financiadas pelo Ministério da Educação (MEC) nos governos do PT.

Trata-se de uma resposta governista à oposição, que protocolou mais cedo o pedido de abertura da CPI do MEC.

Segundo o autor do requerimento, o objetivo da CPI governista é apurar eventual irregularidade e crimes na condução de obras de edificações. O requerimento se baseia, de acordo com o governista, em relatório de 2021 do Executivo federal que indica a existência de mais de 2,6 mil obras inacabadas orçadas em R$ 2,4 bilhões.

Além disso, o senador quer apurar, em paralelo, suspeitas relacionadas ao uso do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Portinho cita suposto esquema para desviar R$ 1 bilhão para 20 instituições de ensino superior.

O bolsonarista defende que o requerimento atende às normas regimentais, incluindo o número mínimo de assinaturas necessárias (27 signatários).

Mais do que uma resposta à oposição, a ala governista busca esvaziar a CPI do MEC. “Levando em consideração que cada senador poderá ocupar um assento em no máximo duas CPIs, é de suma importância que a leitura, instalação e indicação dos membros para a sua composição obedeça a ordem cronológica de apresentação dos respectivos requerimentos, sob pena de ferir princípios constitucionais, em especial o princípio da Isonomia”, dirige-se ao presidente do Senado.

CPI da ONGs

Além de Portinho, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) também aproveitou a oportunidade para cobrar que Pacheco instale, antes da CPI do MEC, a comissão proposta por ele e destinada a investigar repasses dos governos petistas a organizações não governamentais – a CPI das ONGs.

“Dirijo-me a vossa excelência para requerer, mais uma vez, a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a utilização de recursos públicos por organizações não governamentais”, enfatiza o tucano.

A CPI das ONGs aguarda desde 2019 para ser instalada e já recebeu 31 assinaturas em apoio, além de seu requerimento já ter sido lido em plenário, o que, segundo Valério, a coloca em “primeiro lugar na relação de CPIs que aguardam instalação”.

CPI do Narcotráfico

Outro requerimento que aguarda tramitação diz respeito à criação da CPI do Narcotráfico e Crime Organizado. Proposta pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), o pedido de abertura do colegiado foi apresentado em 8 de abril deste ano. Esta, por sua vez, busca apurar a relação entre a ampliação dos índices de homicídios de jovens e adolescentes, no território nacional, entre os anos de 2016 a 2020, com a atividade do narcotráfico.

Girão fundamenta o pedido de CPI na expansão das rotas e do comercio de drogas no território brasileiro e a consequente disputa entre facções pelo controle deste mercado.

Segundo o senador, também são objetivos da CPI: levantar dados acerca da expansão da atuação de organizações criminosas no narcotráfico nos últimos anos nas regiões Norte e Nordeste; e reunir informações sobre a estrutura e funcionamento destes grupos criminosos dentro e fora dos estabelecimentos prisionais do país.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?