metropoles.com

Governadora interina de SC desconversa sobre admiração do pai por Hitler

Professor de história e pai de Daniela Reinehr, ltair Reinehr escreveu artigos em que relativiza o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Redes Sociais/Reprodução
Daniela
1 de 1 Daniela - Foto: Redes Sociais/Reprodução

A governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), desconversou ao ser questionada sobre suposto apoio a ideais neonazistas sobre o holocausto. A advogada assumiu a gestão do estado nessa terça-feira (27/10), após afastamento de Carlos Moisés (PSL). Ele é alvo de processo de impeachment, que está em fase de julgamento.

Ao ser confrontada sobre o tema durante a coletiva de imprensa de sua posse, a governadora não se manifestou. “Eu respeito as pessoas independentemente dos seu pensamentos, respeito os direitos individuais e as liberdades. Qualquer regime que vá contra o que eu acredito, eu repudio”, disse Reihner, sem especificar quais direitos e liberdades que defende e qual regime repudia.

Daniela é filha do professor de história ltair Reinehr – admirador de Adolf Hitler e escritor de artigos em que relativiza o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. O pai da política, inclusive, possui uma fotografia em frente à residência onde Hitler nasceu, na Áustria. Ele defende que o ditador promoveu “obras reconhecidamente positivas”.

“Existe uma relação e uma convicção que move a mim, e acredito que a todos os senhores, que se chama família. Me cabe, como filha, manter a relação familiar em harmonia, independente das diferenças de pensamento”, acrescentou.

Em nota, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Associação Israelita Catarinense (AIC) afirmaram que são preocupantes os relatos na imprensa de que o pai da governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reihner, é simpatizante do nazismo e do genocida Adolf Hitler.

“A governadora deve, de forma veemente, manifestar sua repulsa ao negacionismo da tragédia que foi o Holocausto. É importante que ela se pronuncie sobre o assunto e demonstre de forma inequívoca sua rejeição às ideias que levaram ao extermínio de 6 milhões de judeus inocentes, além de outras minorias e adversários políticos e provocaram uma guerra que devastou a humanidade”, diz a nota assinada por Fernando Lottenberg, presidente da Conib, e Sergio Iokilevitc, presidente da AIC.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?