Governador reage a Bolsonaro e “pau de arara”: “Respeite o Nordeste”
Presidente se referiu aos nordestinos pejorativamente como “paus de araras” na live semanal dessa quinta-feira (3/2)
atualizado
Compartilhar notícia
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB-PE), presidente do Consórcio Nordeste, reagiu, nesta sexta-feira (4/2), à declaração depreciativa do presidente Jair Bolsonaro (PL) se referindo a nordestinos como “pau de arara”. O pernambucano recordou que Bolsonaro já havia se referido aos nordestinos como “paraíbas” e “cabeçudos“.
“Essa reiterada prática de repetir estigmas e preconceitos só contribui para manter o país dividido e ampliar a cortina de fumaça em torno de um governo que desmontou políticas públicas, desdenhou de milhares de mortes pela Covid-19 e trouxe de volta a inflação, aumentando as desigualdades. Respeite o povo do nordeste”, afirmou Câmara.
O chefe do Executivo federal usou a expressão durante a live semanal dessa quinta-feira (3/2). Ao falar sobre a revogação de decretos de luto oficial, Bolsonaro errou o local de nascimento de Padre Cícero, religioso venerado no Nordeste, e, ao comentar com assessores, os chamou de “pau de arara”, expressão considerada pejorativa.
“Falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade fica lá? Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô? Juazeiro do Norte, parabéns aí. Ceará, desculpa aí”, disse o presidente.
Padre Cícero (1844-1934), na verdade, nasceu no Ceará e, entre os decretos revogados por ele, não consta do sacerdote.
Parlamentares nordestinos também repercutiram a fala do presidente. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) recordou que não é a primeira que o presidente se refere aos nordestinos de forma preconceituosa e sentenciou: “O Nordeste saberá dar a resposta.”
Bolsonaro despreza os nordestinos. Não é primeira vez que se refere aos bravos conterrâneos de maneira preconceituosa,depreciativa. Nos chama de “Paraíba”,”pau de arara”… Em 2018 ele perdeu por aqui.Obteve 30,3% dos votos contra 69,7% de Haddad.O Nordeste saberá dar a resposta.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) February 4, 2022
Já a senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania) lamentou a declaração e destacou que, ao se referir ao povo do Nordeste como “pau de arara”, “o presidente agride, humilha e desrespeita milhões de brasileiros e demonstra seu preconceito com toda a região”.
Ao se referir ao povo do Nordeste como “pau de arara”, o presidente agride, humilha e desrespeita milhares de brasileiros e demonstra seu preconceito com toda região. É lamentável! O Brasil não merece um presidente assim. Como mulher nordestina, registro aqui todo meu repúdio.
— Eliziane Gama (@elizianegama) February 4, 2022
“Bolsonaro não sabe nada sobre o Brasil e muito menos sobre o Nordeste. Ele revela todo preconceito e desrespeita nosso povo. Bolsonaro, tenho muito orgulho de ser nordestino e é por essas e outras que você sairá do Planalto para lata do lixo da história”, disse o senador Rogério Carvalho (PT-SE).