metropoles.com

Governador reage a Bolsonaro e “pau de arara”: “Respeite o Nordeste”

Presidente se referiu aos nordestinos pejorativamente como “paus de araras” na live semanal dessa quinta-feira (3/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Paulo Câmara, governador de Pernambuco
1 de 1 Paulo Câmara, governador de Pernambuco - Foto: Divulgação

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB-PE), presidente do Consórcio Nordeste, reagiu, nesta sexta-feira (4/2), à declaração depreciativa do presidente Jair Bolsonaro (PL) se referindo a nordestinos como “pau de arara”. O pernambucano recordou que Bolsonaro já havia se referido aos nordestinos como “paraíbas” e “cabeçudos“.

“Essa reiterada prática de repetir estigmas e preconceitos só contribui para manter o país dividido e ampliar a cortina de fumaça em torno de um governo que desmontou políticas públicas, desdenhou de milhares de mortes pela Covid-19 e trouxe de volta a inflação, aumentando as desigualdades. Respeite o povo do nordeste”, afirmou Câmara.

O chefe do Executivo federal usou a expressão durante a live semanal dessa quinta-feira (3/2). Ao falar sobre a revogação de decretos de luto oficial, Bolsonaro errou o local de nascimento de Padre Cícero, religioso venerado no Nordeste, e, ao comentar com assessores, os chamou de “pau de arara”, expressão considerada pejorativa.

“Falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade fica lá? Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô? Juazeiro do Norte, parabéns aí. Ceará, desculpa aí”, disse o presidente.

Padre Cícero (1844-1934), na verdade, nasceu no Ceará e, entre os decretos revogados por ele, não consta do sacerdote.

Parlamentares nordestinos também repercutiram a fala do presidente. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) recordou que não é a primeira que o presidente se refere aos nordestinos de forma preconceituosa e sentenciou: “O Nordeste saberá dar a resposta.”

Já a senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania) lamentou a declaração e destacou que, ao se referir ao povo do Nordeste como “pau de arara”, “o presidente agride, humilha e desrespeita milhões de brasileiros e demonstra seu preconceito com toda a região”.

“Bolsonaro não sabe nada sobre o Brasil e muito menos sobre o Nordeste. Ele revela todo preconceito e desrespeita nosso povo. Bolsonaro, tenho muito orgulho de ser nordestino e é por essas e outras que você sairá do Planalto para lata do lixo da história”, disse o senador Rogério Carvalho (PT-SE).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?