Governador do Rio se reúne com Lula: “Bate-papo para se conhecer”
Bolsonarista, Cláudio Castro (PL-RJ) foi ao Palácio do Planalto nesta terça-feira (10/1) para encontro com o presidente
atualizado
Compartilhar notícia
Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), se reuniu na manhã desta terça-feira (10/1) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto. Segundo ele, a reunião foi “um primeiro bate-papo para se conhecer”.
Castro esteve na agenda que Lula teve, na noite de segunda-feira (9/1), com os 27 governadores, vice-governadores ou representantes dos Executivos estaduais do país. No encontro, os presentes defenderam a pacificação e a reconstrução do país um dia após atos antidemocráticos, de violência, terrorismo e vandalismo serem registrados na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Castro, que declarou apoio a Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022, negou qualquer tipo de constrangimento na reunião com o petista.
“Foi um primeiro bate-papo para a gente se conhecer. Nós não nos conhecíamos. E falamos rapidamente dessas primeiras pautas”, afirmou o governador a jornalistas após a reunião.
“Foi uma primeira conversa nossa, que com certeza, a partir de agora, sobretudo com os ministros, as coisas devem avançar mais. Para o Rio de Janeiro é muito importante esse diálogo institucional, que seja positivo, um diálogo em que a gente realmente possa olhar a demandas do Rio de Janeiro e poder avançar, sobretudo num tempo onde a gente busca que a democracia seja reforçada. Foi uma reunião muito positiva e acredito que daqui para adiante deve avançar muito”, prosseguiu.
Segundo Castro, esta foi a segunda vez em que ele esteve presencialmente com Lula. Na primeira, durante a posse de Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em agosto de 2022, os dois teriam apenas se cumprimentado.
Entre as pautas do Rio tratadas na reunião, está a revisão das bases do regime de recuperação fiscal do Rio. Castro levantou, como uma das propostas, a revisão no prazo de pagamento e mudança nas parcelas.
Em seguida, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, afirmou que a discussão ainda está incipiente. “Nem existe a discussão ainda. Nós vamos construir uma agenda conjunta com governadores e prefeitos. Estamos preparando uma primeira reunião para o dia 27, para reestabelecer as relações federativas em nosso país”, afirmou Padilha. “Todos os temas serão acolhidos e analisados pelo governo”, prosseguiu.
Lula ainda teria expressado ao governador do Rio a intenção de visitar o estado, mas não foi estabelecida uma data.