metropoles.com

Governador do Rio se reúne com Lula: “Bate-papo para se conhecer”

Bolsonarista, Cláudio Castro (PL-RJ) foi ao Palácio do Planalto nesta terça-feira (10/1) para encontro com o presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Polícia Claudio Castro, governador do Rio de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 Polícia Claudio Castro, governador do Rio de Janeiro - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), se reuniu na manhã desta terça-feira (10/1) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto. Segundo ele, a reunião foi “um primeiro bate-papo para se conhecer”.

Castro esteve na agenda que Lula teve, na noite de segunda-feira (9/1), com os 27 governadores, vice-governadores ou representantes dos Executivos estaduais do país. No encontro, os presentes defenderam a pacificação e a reconstrução do país um dia após atos antidemocráticos, de violência, terrorismo e vandalismo serem registrados na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Castro, que declarou apoio a Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022, negou qualquer tipo de constrangimento na reunião com o petista.

“Foi um primeiro bate-papo para a gente se conhecer. Nós não nos conhecíamos. E falamos rapidamente dessas primeiras pautas”, afirmou o governador a jornalistas após a reunião.

“Foi uma primeira conversa nossa, que com certeza, a partir de agora, sobretudo com os ministros, as coisas devem avançar mais. Para o Rio de Janeiro é muito importante esse diálogo institucional, que seja positivo, um diálogo em que a gente realmente possa olhar a demandas do Rio de Janeiro e poder avançar, sobretudo num tempo onde a gente busca que a democracia seja reforçada. Foi uma reunião muito positiva e acredito que daqui para adiante deve avançar muito”, prosseguiu.

Segundo Castro, esta foi a segunda vez em que ele esteve presencialmente com Lula. Na primeira, durante a posse de Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em agosto de 2022, os dois teriam apenas se cumprimentado.

Entre as pautas do Rio tratadas na reunião, está a revisão das bases do regime de recuperação fiscal do Rio. Castro levantou, como uma das propostas, a revisão no prazo de pagamento e mudança nas parcelas.

Em seguida, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, afirmou que a discussão ainda está incipiente. “Nem existe a discussão ainda. Nós vamos construir uma agenda conjunta com governadores e prefeitos. Estamos preparando uma primeira reunião para o dia 27, para reestabelecer as relações federativas em nosso país”, afirmou Padilha. “Todos os temas serão acolhidos e analisados pelo governo”, prosseguiu.

Lula ainda teria expressado ao governador do Rio a intenção de visitar o estado, mas não foi estabelecida uma data.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?