metropoles.com

GLO na Amazônia pode ser prorrogada até 31 de julho, diz Mourão

Vice-presidente afirmou, no entanto, que ministro da Defesa, Braga Netto, se reunirá com presidente Jair Bolsonaro antes de qualquer anúncio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vice presidente Hamilton Mourão
1 de 1 Vice presidente Hamilton Mourão - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta quinta-feira (22/4) que a ideia do governo é prorrogar a operação de Garantida da Lei e da Ordem (GLO) na Amazônia por mais três meses.

Durante conversa com a imprensa, na saída de seu gabinete, no Palácio do Planalto, Mourão disse, no entanto, que o assunto será levado pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) antes de qualquer anúncio. O ministro e o vice-presidente se reuniram nesta tarde para tratar da prorrogação da operação.

“Nós conversamos aí sobre a situação… Do nosso objetivo de chegar a 31 de julho, fechando o ciclo do Prodes [sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais] com o resultado positivo, não é? Então o Braga Netto está estudando esse assunto, vai discutir com o presidente da República, se for o caso de estender um pouco mais a participação da Forças Armadas, mais diretamente, não só ficando na parte logística e de comunicações”, declarou Mourão.

A presença de militares da região amazônica ocorre no âmbito da Operação Verde-Brasil 2 e expira em 30 de abril. Com a prorrogação, as Forças Armadas devem ficar na Amazônia até 31 de julho.

Segundo o vice-presidente, Braga Netto deve conversar com Bolsonaro sobre o assunto ainda nesta quinta e que a decisão deve sair em breve.

“Agora vamos estudar o assunto aí, porque tem a questão de custo envolvido. Mas dá para a gente fazer um planejamento com uma operação mais econômica”, afirmou, ressaltando que, se prorrogada, a operação seguirá nos mesmos termos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?